Promover uma programação diferenciada para homenagear os pais-servidores da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foi o que motivou uma visita guiada pelas instalações do Estádio Olímpico do Pará, mais conhecido como Mangueirão. A visitação contou com a participação de aproximadamente 60 servidores da Uepa, na manhã desta sexta-feira, 11, e foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
Foi necessário ter disposição e preparo físico para viver a experiência do tour pelo Mangueirão. Houve quem dissesse que foram 8 mil passos de caminhada, que levaram a alguns espaços que os torcedores não costumam ter a oportunidade de conhecer, como os vestiários, na zona mista e em todos os espaços na parte térrea do estádio. Na sequência, os visitantes foram levados ao chamado “anel intermediário”, à arquibancada, além do Centro de Controle de Operações (CCO), a partir de onde são controladas 565 câmeras e a sala do Video Assistant Referee (VAR) ou Árbitro Assistente de Vídeo, ferramenta que analisa imagens de vídeo para auxiliar o árbitro principal a tomar decisões em relação a lances que precisam ser analisados, como: pênaltis ou impedimentos.
Além disso, o vestiário, cabines de imprensa e espaço que apenas a arbitragem tem acesso estiveram entre os locais visitados. Os servidores da Uepa também tiveram a oportunidade de ter a visão privilegiada do Mangueirão a partir do gramado, que estava sendo preparado para o jogo entre Brasil e Bolívia, que se enfrentarão na primeira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2025, com partida marcada para o dia 8 de setembro.
Gratidão
“É uma satisfação para nós estar aqui no Mangueirão, trazendo os servidores para conhecer essa belíssima obra, capitaneada pelo governador do Estado, Helder Barbalho, e pelo secretário da Seel, Cássio Andrade. Desde já, agradeço imensamente a oportunidade de trazer nossos servidores para conhecer esse estádio. Essa visita em comemoração ao Dia dos Pais é um presente a esses nossos brilhantes servidores que são pais, que têm amor à sua família e também à Universidade. Desejo a todos um feliz Dia dos Pais”, afirma o reitor da Uepa, Clay Chagas.
A vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana, agradeceu a todos que colaboraram para realizar a programação e destacou que a visita do “Time Uepa” ao estádio simboliza “a união de todos os times, dos quais os pais da universidade fazem parte, em prol do ensino superior”.
“Estou orgulhosa. Tenho certeza que esse é o sentimento de todos que fizeram parte da visita. O estádio está muito bonito. Nós que só assistimos de longe, pela televisão, não tínhamos ideia da dimensão. Fomos recebidos pela diretoria do Mangueirão, que tem detalhes e informações, então, esse momento é precioso e mostra a valorização do governo do Estado com a nossa universidade”, ressalta a vice-reitora da instituição.
Em sua fala, a professora Ilma também citou a presença de um painel, situado em um dos corredores internos do estádio, no qual são destacados jogadores que fizeram história no futebol paraense e, principalmente, no Mangueirão. Neste espaço, está a imagem do jogador conhecido como “Juninho”, ex-servidor da Uepa que, em 1992, foi campeão brasileiro e ajudou a Tuna Luso Brasileira com o gol que concedeu o título da competição. “A Uepa está muito bem representada no Mangueirão, com a homenagem ao Juninho”, completou Ilma.
Maurício Bororó, diretor do Mangueirão, manifestou sua satisfação em realizar a programação junto aos colaboradores da Universidade. “Para nós foi uma honra receber o reitor, a vice-reitora e todos os servidores da Uepa, que estiveram aqui, porque essa é uma instituição que muito contribui com o ensino no estado do Pará. A Uepa é para nós uma referência”, afirma. O diretor de eventos da Seel, Fabiano Scherer, também agradeceu a participação de todos. “Ficamos muito felizes com a presença de vocês. É nossa obrigação transbordar as fronteiras para poder repassar toda a experiência que há na visita técnica ao Mangueirão, pois a partir de hoje vocês se tornarão multiplicadores das informações”, reforça.
Oportunidade única
O servidor da Uepa há 11 anos, Luciano Costa, atua no Centro Saúde Escola do Marco (CSE). Ele levou o filho, Luciano Patrick, para fazer o tour pelo Mangueirão. “Era um sonho conhecer o estádio. Estou achando muito legal e inovador por parte da Uepa promover essa programação”, destaca. Para Antonio Carlos da Silva, servidor da instituição há 32 anos, a iniciativa de realizar o tour pelo estádio foi excelente. “Achei muito bonito a gente vir hoje conhecer o Mangueirão. Eu nunca tinha vindo aqui. Fiquei surpreso e gostei muito. Parabéns para a Uepa”.
Com atuação na Universidade desde março deste ano, Valdenilsol Santos se sentiu presenteado ao ter recebido a oportunidade de conhecer todos os espaços do Mangueirão. “Eu achei de grande importância essa iniciativa da Uepa, de nos proporcionar esse momento, que está sendo bastante emocionante para mim. É difícil mensurar a emoção de estar há pouco tempo na instituição e já ser presenteado com essa surpresa, que é a visita a esse estádio maravilhoso”.
A iniciativa foi organizada pela Diretoria de Eventos e Cerimonial (DEC) da Uepa, em parceria com a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (Codepe). “Todos os anos, pensamos nas programações alusivas às datas festivas. Sempre procuramos inovar, justamente para valorizar o nosso servidor, que já espera a programação. Então, nos reunimos para pensar nisso e o Everton, nosso servidor, teve a ideia e gostamos, por ser uma programação diferente. Nos mobilizamos e deu certo. Os pais aderiram e hoje temos em torno de 60 pais aqui. Tivemos um tour maravilhoso e todos estão curtindo muito. Quem sabe a gente não faz também um Dia das Mães aqui, com uma visita ao Mangueirão”, conclui Alice Gamboa.
Veja todas as fotos aqui e aqui.
Texto: Guaciara Freitas e Monique Hadad (Ascom Uepa)
Fotos: Messias Azevedo (Ascom Uepa)