A cidade de Santarém, no Oeste paraense, pode contar com o serviço de hidroterapia do Programa de Assistência Multiprofissional e Reabilitação ao Deficiente Físico (PROAMRED) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Campus XII. O programa de extensão universitária, passou por ajustes nos últimos anos e agora oferece atendimentos fisioterapêuticos e atividades motoras adaptadas aos portadores de doenças neurológicas.
O aposentado Raimundo Sousa, de 70 anos, tem paralisia parcial dos membros. Segundo o aposentado, antes de participar das sessões de hidroterapia, não conseguia realizar as atividades básicas do cotidiano. “Eu não conseguia sequer vestir a roupa sozinho. Agora já consigo vestir em pé mesmo”.
O estudante Calebe Junior sofreu um acidente de trânsito que o deixou paraplégico. Com o apoio do programa ele conseguiu surpreender os médicos. “Eu acho que não têm palavras que digam a importância que esse trabalho têm para quem têm necessidades especiais. O médico disse que eu não conseguiria ficar sentado direito, não tiraria a sonda, não conseguiria fazer certos movimentos. Mas, graças ao PROAMRED, eu fortaleci minha musculatura”, afirma o estudante.
A coordenadora do PROAMRED, Richelma Barbosa, explica o funcionamento do serviço. “A comunidade santarena está convidada a voltar ao serviço que atende pessoas encaminhadas pelo SUS para o serviço de hidroterapia. Basta procurar o setor no Campus de Santarém. No horário da manhã, são atendidos os pacientes que têm algum distúrbio neurológico, AVC, uma lesão medular, e à tarde, os pacientes que têm um caráter ortopédico, como osteoporose e hérnia de disco”.
Os serviços contam com a atuação dos acadêmicos do curso de Fisioterapia. Segundo Natalle Silva, aluna do curso, “o PROAMREDE é uma oportunidade para gente como aluno, apreender a lidar com os pacientes neurológicos. Nesses casos, precisamos dar uma atenção maior” – conclui a estudante.
O paciente têm direito a 20 sessões, com duração de 45 minutos, cada. Ao término do tratamento, o paciente procura nova avaliação médica e encaminhamento para a continuação da reabilitação, se necessário.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (93) 3523-5118.