Uepa comemora 21 anos de história

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 15/05/2014 - 00:00
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) completará 21 anos no próximo dia 18 de maio. Para comemorar o aniversário, diversas atividades voltadas a professores, servidores, alunos e toda a sociedade estão programadas para este mês. No dia 17, sábado, haverá uma ação social no Campus de Educação Física, evento que celebrará, também, os 44 anos da graduação.
 
Durante a programação, o público poderá participar de jogos, brincadeiras, atendimento de saúde, dança, música, além de conferir o trabalho desenvolvido pelos campi da Uepa, entre eles, o Planetário Móvel, estrutura que possibilita a observação do céu. Exposições de trabalhos produzidos pelos alunos e professores do curso de Design na chamada Materioteca e de plantas e fungos do Herbário Profª. Drª. Marlene Freitas da Silva (MFS) também estão na programação. O Grupo Madrigal e o Quarteto de Cordas farão as apresentações culturais.
 
Para o reitor da Uepa, professor Juarez Quaresma, essa aliança com a comunidade reforça o papel social da Instituição: o de contribuir para o desenvolvimento regional.  “A distribuição dos cursos é feita de acordo com a vocação de cada local, e a nossa intenção é sempre formar profissionais éticos e capacitados para atuarem em favor do desenvolvimento do nosso estado. Vamos comemorar esse aniversário com uma grande programação com a comunidade e com grandes projetos para o futuro”, enfatiza o reitor.
 
Além da programação no dia 17, a Uepa comemorará seu aniversário com a população em mais duas ocasiões com a realização de mais duas edições do projeto de extensão Uepa nas Comunidades: no dia 18 de maio, domingo, no município de Bujaru, e no dia 31 do mesmo mês, no Complexo do Ver-o-Peso, em Belém.
 
Em todos os momentos serão oferecidos serviços essenciais de Saúde, Tecnologia, Educação, Lazer, Informação, Assistência Social e Cidadania, agregando ações de todas as áreas de atuação da Universidade. Para a pró-reitora de extensão da Uepa, professora Maria Marize Duarte, são ocasiões que revelam a importância da sociedade para a Uepa e da instituição para a sociedade. “A Uepa produz conhecimento e, por isso, sua referência tem que ser a comunidade. Os alunos precisam estar próximos para produzir conhecimento relacionado com o tempo e com o contexto da realidade”, ressalta a pró-reitora.
 
História
 
A Uepa foi criada com a promulgação da Lei Estadual Nº 5.747, de 18 de maio de 1993. A instituição é fruto da união das faculdades estaduais existentes à época. Desde então, a Uepa funciona como uma autarquia do Governo do Estado, com autonomia didático-científica, administrativa, disciplinar e de gestão financeira e patrimonial.
 
A Uepa em números
 
A Uepa possui cinco campi em Belém e outros 15 distribuídos em dez das doze regiões de integração do Estado, figurando como uma das universidades mais interiorizadas do país. A Instituição abriga mais de 15 mil alunos distribuídos em 25 cursos de graduação, 32 cursos de pós-graduação lato sensu (especializações), 13 programas de residência médica e multiprofissional e 9 cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).