Professores da Uepa supervisionam especialização do SUS

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 31/03/2014 - 00:00
Começou, em Belém, o curso de Especialização em Saúde da Família, doPrograma de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e do Programa Mais Médicos. A aula-inaugural foi realizada na última sexta-feira (28) no auditório da Unidade de Ensino Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO) no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
 
O curso é direcionado aos médicos recém-formados que ingressam no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Programa “Mais Médicos”, do Governo Federal. A formação prevê uma atuação dos profissionais por um período de 12 meses em diversos postos do país sob a supervisão de uma instituição de ensino.
 
No Pará, essa supervisão será feita por professores dos cursos de Medicina da Uepa e da Universidade Federal do Pará (UFPA). A avaliação do profissional será feita a cada três meses e em três fases: pelo supervisor, que vai gerar uma nota equivalente a 50% da avaliação geral, pelo gestor e pela equipe da instituição na qual ele atuará (30%) e por autoavaliação (20%).
 
O curso é ministrado pelo Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e foi criado pelo Ministério da Saúde em 2010 para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde que atuam na saúde coletiva de todo o Brasil.