Para compreender melhor a Metodologia da História Oral, o Campus VIII da Universidade do Estado do Pará (Uepa), localizado no município de Marabá, realiza nesta quinta-feira (22), a palestra A Contribuição da Metodologia da História Oral na Pesquisa Acadêmica. A atividade será realizada no próprio campus, às 18h. O evento é gratuito.
Foram convidados para palestrar dois professores de História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Regina Beatriz Guimarães Neto e Antônio Torres Montenegro. Segundo o coordenador do campus, Airton Pereira, estes dois professores são pesquisadores e possuem artigos e livros que abordam esta Metodologia.
Para o professor, a realização desta palestra contribui com a pesquisa acadêmica, além de colaborar com a produção para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), já que a Metodologia pode ser utilizada durante a apuração das informações para compor o trabalho.
A ideia de realizar a palestra surgiu durante as aulas. O professor Airton ministra a disciplina de Metodologia e percebeu a importância da Metodologia da História Oral para os alunos e, também, para os professores. “Esta ferramenta de pesquisa é fundamental para quem trabalha com a contemporaneidade, seja no campo das Ciências Humanas ou na área da Saúde”, ressalta.