A Brinquedoteca Carlos Coimbra da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou na última quarta-feira (28), a segunda edição do projeto de extensão Vem Brincar na Praça. O cenário que reuniu os mais variados tipos de jogos e brincadeiras foi a Praça Batista Campos, em Belém.
Pula corda, peteca, ‘garrafão’, bandeirinha e muitas outras atrações fizeram a diversão dos estudantes, de 7 a 10 anos, da Escola Estadual Amazonas de Figueiredo. O evento proporcionou um momento de resgate do ato de brincar e foi uma iniciativa dos professores, Geraldo Andrade e Ana Cristina Guimarães, com alunos dos cursos de Pedagogia, Letras e Educação Física.
“Hoje em dia as crianças estão voltadas muito para a tecnologia, brincando sozinhas com celular, tablets. O objetivo maior do projeto é resgatar as brincadeiras antigas e fazer com que as crianças interajam umas com as outras pulando corda, brincado de ‘garrafão’, de peteca”, afirmou Geraldo Andrade, coordenador da brinquedoteca.
A estudante Tatiane Reis, de sete anos, ressaltou que é muito importante que as crianças participem desses momentos de lazer e descontração. “Eu gosto bastante de brincar na praça com os meus amigos, principalmente, com essas paisagens bonitas. ‘Cemitério’ e pula corda são minhas brincadeiras preferidas”, destacou a estudante.
A Brinquedoteca Carlos Coimbra, localizada no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, realiza atividades com crianças, jovens, adultos e idosos, de segunda a sexta, sempre de 12h às 18h, com o intuito de estimular a linguagem, o raciocínio lógico, a psicomotricidade, as relações espacial, afetiva, social, política, cultural, e também a prevenção da doença de Alzheimer, por meio de jogos.