A sustentabilidade, a educação ambiental e a formação de educadores foram as inspirações para o designer Paulo Valente criar a identidade visual vencedora do Concurso para Logomarca do VII Encontro de Educação Ambiental em Contextos Escolares (EEACE)e XI Expociência, organizado pelo Núcleo de Estudos em Educação Cientifica, Ambiental e Práticas Sociais (Necaps). A premiação foi realizada na tarde desta segunda-feira, 04, no Auditório Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
Na cerimônia de entrega do prêmio, apresentada pela coordenadora do EEACE, Maírna Dias, o vencedor explicou as referências utilizadas na criação do símbolo e do logotipo: “a ideia é gerar uma árvore que representasse a vegetação da floresta Amazônica, mas essa árvore conta com essa folhagem, que representa livros abertos, justamente para fazer referência à questão da educação ambiental. Também temos os elementos que representam a chuva, que fazem referência ao tema ‘Amazônia e Mudanças Climáticas: chuva de experiências e saberes’ e o círculo faz representa a sustentabilidade, utilizando os recursos sem prejudicar as gerações futuras”. O prêmio foi ofertado por Claudia Silva, da empresa de podologia Carinho do Pé.
O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jofre Jacob, participou da solenidade de entrega, representando a reitoria, e elogiou a organização pela iniciativa de realizar o evento. “Queremos ao longo da gestão, incentivar a criação desses núcleos. Nós sabemos como eles agregam e os trabalhos interdisciplinares ficam mais ricos, as pesquisas e os projetos de extensão são mais ricos”, afirmou. A Pró-reitoria de Extensão foi representada pelo diretor de extensão, professor Aiala Colares.
Anderson Maia, diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), destacou a importância de fortalecer os núcleos que agregam os grupos de pesquisa. "É fundamental que esse incentivo à pesquisa, extensão e ao ensino possam ser garantidos. Estamos imbuídos, para que essa seja uma prática dentro da nossa instituição”, ratificou professor Anderson. Já o vice-diretor do CCSE, Frederico Bicalho, homenageou as professoras Maria de Nazaré Sodré e Maria de Jesus Fonseca, responsáveis pela fundação do Necaps e destacou que esses são eventos tradicionais do CCSE. Professor Frederico também elogiou a identidade visual vencedora.
O professor Ricardo Alencar, que participa do Necaps, destacou que o Núcleo deve aumentar o seu leque de ações e contribuições para a Uepa e para a pesquisa.
Submissão prorrogada
O prazo para os interessados em enviar trabalhos para participar do evento, que será realizado entre os dias 24 e 26 de novembro, foi prorrogado até dia 18. Serão aceitos trabalhos enviados em forma de resumo expandido (3 a 5 páginas) ou artigo completo (15 a 20 páginas). Todos os trabalhos enviados deverão estar relacionados aos eixos temáticos do evento. Os trabalhos aprovados e inscritos serão organizados em sessões temáticas e cada autor (a) terá de gravar um vídeo com duração de três a cinco minutos de apresentação. Todas as normas para submissão e informações sobre o evento estão disponíveis no site da organização.
Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)
Fotos: Márcio Dias (Ascom Uepa)