A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) lança hoje, 7, o edital para a convocatória 2023 para apresentação de projetos de extensão para comunidades remanescentes quilombolas das regiões de integração do estado do Pará.
A seleção tem como objetivo disseminar conhecimentos, trocar experiências e promover ações estratégicas no âmbito da extensão universitária por meio de projetos com características interdisciplinares orientados a partir dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) para atividades de integração entre a Universidade e as comunidades remanescentes quilombolas.
A partir deste edital, "a universidade está se aproximando dos territórios e visa contribuir para que possamos alcançar um modelo sustentável de economia e contribuir com a segurança climática do planeta", explica o professor Aiala Colares, coordenador dos projetos de extensão da Uepa.
Com inscrições até o dia 12 de agosto, poderão ser selecionados até 60 projetos. Como instrutor dos projetos, podem se candidatar professores efetivos ou temporários da Uepa, técnicos efetivos ou temporários com nível superior, membros com nível superior dos movimentos sociais, com comprovação de vínculo que tenham relação com comunidades quilombolas ou com o Movimento Negro.
Para se inscrever, os candidatos deverão elaborar um projeto em formulário próprio e enviar, junto com Currículo Lattes ou Vitae atualizado, em formato PDF, para o e-mail proexquilombolas@gmail.com. A proposta só será válida após resposta da Proex, também por e-mail, confirmando o recebimento da mesma.
Ainda de acordo com o edital, o período de avaliação dos projetos deve ser realizado de 14 a 20 de agosto, o resultado preliminar deve ser publicado no dia 22 de agosto e o resultado final está previsto para o dia 25 de agosto. Mais informações através dos telefones: (91)3299-2279/3299-2262/3299-2264 ou pelo e-mail: proex@uepa.br
Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)
Foto: Aiala Colares (Acervo Pessoal)