Na manhã desta terça-feira, 1, o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Clay Chagas, assumiu a presidência do Fórum de Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará (Fiespa), em reunião ocorrida no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O reitor passa a ocupar o cargo que, até então, era exercido pelo gestor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Claudio Alex da Rocha, cujo mandato como dirigente do Instituto termina hoje. Além do titular do IFPA, também esteve presente na ocasião a reitora da Universidade da Amazônia (Unama), Betânia Fidalgo.
"Para a gente é uma grande honra presidir o Fórum que congrega as maiores universidades e instituições de pesquisa do estado do Pará", afirma o reitor Clay Chagas. Para ele, essa é uma forma de "contribuir com o desenvolvimento do ensino, da pesquisa, das ações das instituições", por meio de parcerias, acordos e convênios.
O Fiespa é composto por instituições públicas e privadas. Entre elas estão: Uepa, IFPA, Unama, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Instituto Evandro Chagas (IEC).
A busca por soluções conjuntas para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação na região é um dos principais objetivos do Fórum. A expectiva do novo gestor é que "nesse tempo que a gente ficar na presidência, possa fortalecer as ações de ensino, pesquisa e extensão no estado do Pará", conclui Clay Chagas.
Texto e Foto: Monique Hadad (Ascom Uepa)