O campus XIX da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove, de 24 a 27 de outubro, a XV Semana Científica de Salvaterra (Secsal). O evento de divulgação científica é voltado ao público em geral e está com as inscrições abertas até o dia 20 de outubro. Serão realizadas palestras, oficinas, minicursos, mesa redonda e apresentação de trabalhos científicos, visando contribuir para a socialização de experiências e conhecimentos produzidos no meio acadêmico.
A inscrição possui o valor de 20 reais e deve ser realizada por meio deste link. A Semana vai ocorrer no campus XIX, localizado na Rodovia PA-154, Km 28 (Caju), em Salvaterra, e terá atividades presenciais e on-line. O objetivo é incentivar a produção e a disseminação de conhecimentos científicos, tecnológicos e educacionais, por meio da troca de experiências acadêmicas entre as comunidades interna e externa do campus da Uepa de Salvaterra.
As palestras do evento contam com temáticas variadas, que versam sobre biotecnologia digital, políticas de combate ao racismo, química dos alimentos, atuação do pedagogo no contexto da formação universitária, desafios contemporâneos do existir do povo negro, a luta antirracista das populações quilombolas do Marajó, entre outras.
Conforme a professora Carmelita Ribeiro, coordenadora do campus XIX, a Semana Científica de Salvaterra irá “propiciar aos docentes, discentes e demais participantes, uma relação direta com os saberes e fazeres típicos da universidade - pesquisa, ensino e extensão -, criando condições e mecanismos de interação capazes de promover ações que visam congregar representantes de entidades governamentais e não governamentais, professores, pesquisadores, estudantes universitários e a comunidade local”.
Dessa forma, segundo a docente, o evento busca “estimular a expansão e fortalecimento das relações interinstitucionais entre os atores regionais, para atingir objetivos comuns de melhoria das condições de vida das comunidades locais”. A Semana Científica também irá proporcionar um espaço para análise do trajeto percorrido pelo Campus XIX, os desafios e as perspectivas para o biênio 2024/2025.
Campus XIX
Inaugurado em 2005, na cidade de Salvaterra, região do Marajó, o campus XIX iniciou suas atividades acadêmicas na Escola de Educação Tecnológica do Estado do Pará (EETEPA) e inaugurou seu prédio próprio em 24 de agosto de 2010. O campus tem contribuído para o crescimento científico e cultural do Marajó, com a promoção de ações que visam atingir o caráter indissociável entre ensino, pesquisa e extensão. Assim, busca tornar possível uma formação acadêmica, capaz de realizar a integração do conhecimento cientifico às necessidades da sociedade marajoara, numa permanente interação com a comunidade local, por meio de programas, projetos, cursos, eventos e prestação de serviços.
Texto: Monique Hadad (Ascom Uepa)
Foto: Marília Jardim (Ascom Uepa)