III Encontro de Estágio Supervisionado em Química recebe inscrições

Enviado por Monique Hadad em Qua, 18/10/2023 - 16:13

Formação de Professores de Química na Amazônia: Experiências, Desafios e Perspectivas. Esta é a temática do III Encontro de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Química, da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento será realizado de forma on-line, através da plataforma Google Meet, nos dias 22, 23 e 24 de novembro. As inscrições para ouvintes são gratuitas e encerram no primeiro dia da programação. Para quem deseja submeter trabalhos, há uma taxa de R$10, com prazo previsto até dia 30 de outubro.

O III Encontro irá reunir palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos. Estarão presentes docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, além de licenciados do curso de Química e áreas correlatas. No dia 22, a palestra de abertura terá início às 16h, sob domínio da professora Gahelyka Aghta Pantano Souza (UFAC), com o tema Aspectos da Formação de Professores de Química na Amazônia Legal. Conforme o cronograma da programação, as apresentações de trabalhos e os relatos de experiências estão previstos para o segundo dia, das 10h às 12h e 16h às 18h, respectivamente.

Os desafios do estágio supervisionado na Educação Básica e na Amazônia serão discutidos na mesa redonda do último dia do evento, com início às 10h. No turno da tarde, haverá a palestra de encerramento, ministrada pelo professor Jorge Ricardo Coutinho Machado (UFPA), cujo tema é Formar Educadores no Antropoceno: Novos Currículos e Novas Práticas.

Objetivos e submissão de trabalhos

Embora o evento esteja relacionado com o estágio supervisionado de Química, estudantes de outros cursos, como Pedagogia e Física, por exemplo, podem submeter trabalhos, desde que os relatos sejam na área dos estágios supervisionados. Para o coordenador do curso, professor Marcos Antônio dos Santos, o formato do encontro oportuniza que alunos dos outros campi onde o curso de Licenciatura em Química está inserido, como Barcarena, Cametá, Salvaterra, Conceição do Araguaia e Paragominas, possam participar. “Na experiência passada, todos os alunos de Licenciatura em Química desses campi puderam participar na submissão dos trabalhos e socializar suas experiências”, garante o docente. Ainda de acordo com ele, existem dois livros publicados, com os resumos dos eventos, tornando-se, assim, "um indicativo ótimo para o curso e para o estágio supervisionado".

Encontro

Com o intuito de apresentar os resultados do estágio supervisionado, o projeto do encontro teve início em 2020, como uma forma para que os professores não ficassem apenas com com os relatórios desempenhados pelos alunos. “No primeiro ano, observamos um grande número de alunos que conseguiram transformar o relatório de estágio em uma produção científica. A partir das reuniões com os professores de Química, nós decidimos criar esse encontro, com o objetivo de divulgar as ações desenvolvidas pelos alunos de Química no campo de estágio e, a partir daí, surgiu o evento”, afirma Marcos Antônio.

“O encontro tem sido feito e fortalecido, e a cada ano nós temos tido mais experiência no sentido de que a nossa orientação para os alunos tem melhorado bastante. Os alunos vão para o campo de estágio com uma preocupação a mais: ministram as aulas e conseguem fazer a pesquisa do ensino dentro do estágio supervisionado”, conclui o professor.

Para obter mais informações, os interessados podem acessar o site do III Encontro ou o Instagram.

Texto: Thayssa Nobre (Ascom Uepa)

Foto: Pexels