Representantes das turmas de Pedagogia recebem certificação inédita no CCSE

Enviado por Messias Azevedo em Qua, 08/11/2023 - 13:29

Os representantes e vice-representantes de turma do curso de Pedagogia do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), participaram ontem, 7, da pioneira cerimônia de posse dos eleitos, com entrega de certificados para alunos de todos os campi da instituição. A ação é uma forma de reconhecimento e integra um projeto maior, de preparação dos alunos para esta posição, considerada um elo essencial entre o aluno e a coordenação do curso.

A cerimônia foi realizada no campus I, de forma presencial, e contou com uma mesa oficial composta pelo diretor do CCSE, professor Anderson Maia; da coordenadora do Campus X, professora Ana Cláudia Pereira; a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Edina Fialho; representante do colegiado do curso e do Forma Pará, professora Ceila Moraes; a representante do Sinduepa e coordenadora de estágio supervisionado do curso, professora Diana Lemes; a assessora pedagógica do curso, professora Jane Buecke; da representante do Centro Acadêmico de Pedagogia (Cape), Eloise de Sousa, e do representante de turma de Santo Antônio do Tauá, Max Alexandre.

O projeto, intitulado Formação e Atuação de Representantes e vice representantes de turmas, foi idealizado e amadurecido há alguns anos e agora se concretizou, como explicou a professora Edina: "estávamos pensando uma forma de reconhecimento para esses alunos, pois a atuação deles em sala de aula é importantíssima para o nosso fazer. Este projeto não é obra de uma coordenadora, é objeto de uma partilha, onde cada um teve a sua parcela fundamental de contribuição”. Ela disse ainda que a cerimônia de posse e certificação é apenas o começo. “Temos a ideia de criar um conselho de representantes de turma, pois eles estão ali com os alunos no dia a dia e conhecem os anseios dos nossos discentes e o pensamento do curso”, acrescentou.

Para o diretor do Centro, a representação de turma é o primeiro passo do discente na gestão educacional. Ele ressaltou a relevância do movimento estudantil para a universidade. “Todo o movimento dos alunos precisa ser valorizado. Também iniciei como representante de turma, quando aluno aqui no CCSE, participei de centro acadêmico e do DCE. A primeira especialização gratuita aqui foi fruto de uma luta nossa, em 2002. Bem como a abolição da taxa de emissão do diploma”, recordou. “Construímos essa Universidade com empenho, amor e dedicação. Trilhei esse caminho e segui aqui. Hoje estamos na direção de Centro e queremos sempre os ouvir. Que essa representação seja apenas a primeira de muitas outras experiências que vão fazer com que eles vivam a Uepa com toda a intensidade e, quem sabe, também sigam depois da sua graduação com a gente para construir e lutar pela Uepa”, disse o diretor.

Quatro representantes e vice-representantes de turma vieram do Campus X, de Igarapé-Açú, participaram do momento de certificação e lançamento do projeto. A coordenadora fez questão de acompanhar os alunos e fez questão de enfatizar a valorização dos alunos: “achei o projeto muito bonito. Eu fui representante de turma também, quando era aluna de Formação de Professores, aqui na Uepa. Foi um momento de muita aprendizagem para mim. Como representante pude conhecer a universidade e o curso de uma maneira muito mais profunda, ver como se dão os atendimentos e toda a preocupação que a coordenação tem com os alunos. O reconhecimento a eles é necessário”, conclui Ana Cláudia.

Os estudantes Ryan Ferreira e Juliane da Costa, respectivamente representante e vice, são concluintes do curso e estiveram no cargo ao longo do curso. “Fomos eleitos na época da pandemia e os alunos não se conheciam direito. Tudo ocorria on-line, vivemos muitos desafios”, pontuou Ryan. Para Juliane, receber o certificado foi algo especial: “parece que solidifica o nosso papel, torna tudo mais oficial. Acredito que isso desperte também o interesse dos alunos em serem representantes de turma”, avaliou.

Liliane de Sousa iniciou o curso há três meses e foi eleita por sua turma para representar a classe caloura. “De cara, receber essa responsabilidade dos colegas foi um susto, mas estou gostando muito. Principalmente essa parte do contato com o exercício da gestão. O reconhecimento é um bônus”, conclui. Para Max Alexandre, que é representante da sua turma em Santo Antônio do Tauá, o cargo é um preparo para lideranças: “eu acredito que isso vai para além da turma, é algo que fica com você”, ponderou.

Texto e Fotos: Fernanda Martins (Ascom Uepa)