Aula inaugural do Dinter em Educação entre Uepa e Puc-Rio

Enviado por Messias Azevedo em Sex, 17/11/2023 - 12:32

Na tarde de ontem, 16, o curso de doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), teve a sua aula inaugural, com a disciplina Pesquisa Educacional. A Formação funciona na modalidade Doutorado Interinstitucional (Dinter) com Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

A primeira aula do curso foi ministrada pela professora Rosália Duarte, coordenadora do doutorado em educação da PUC-Rio. Promovido por meio de cooperação entre o Programa de Pós-Graduação em Educação PUC-Rio e o PPGED, o curso foi ofertado para docentes e técnicos administrativos do quadro efetivo da Uepa, portadores de título de mestre em educação, ou áreas similares.

O Projeto de Cooperação entre as Instituições (PCI) está fundamentado em uma proposta da PUC-Rio, intitulada Amazonar. O objetivo é proporcionar a participação conjunta da comunidade acadêmica da PUC a colaborar com o enfrentamento de problemas na região amazônica, assim como estimular a formação de educadores e de pesquisadores.

Para a coordenadora de uma das linhas de pesquisa do PPGED da Uepa, Profa. Dra. Socorro Cardoso, a ação engloba uma das missões da Uepa: qualificar o seu corpo docente: “Nós estamos muito felizes porque precisamos qualificar nossos professores e nossos técnicos, que já estão aqui há muito tempo e, às vezes, não têm oportunidade de sair por uma série de questões”.

Texto: Thayssa Nobre (Ascom Uepa)
Fotos: Marcelo Rodrigues (Ascom)