Seleção de bolsa permanência recebe inscrições até dia 20

Enviado por Messias Azevedo em Sex, 17/11/2023 - 12:35

Estão abertas até a próxima segunda-feira, 20, as inscrições para alunos regulares dos cursos de graduação não intervalares e presenciais da Universidade do Estado do Pará (Uepa), campus XXII e XXIII, em Ananindeua e Parauapebas, interessados em concorrer a uma bolsa do Programa de Apoio Socioeconômico – Subprograma Bolsa Incentivo Acadêmico. Por uma iniciativa da gestão superior, o atual processo seletivo atende aos estudantes que não estavam em atividades letivas quando houve a seleção de bolsistas do Programa, no primeiro semestre.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar o formulário on-line, portanto, disponível exclusivamente via internet. Mas, além de preencher as informações solicitadas, os candidatos devem atentar para a relação de documentos necessários para a inscrição, que deverão ser digitalizadas e salvas na extensão pdf, conforme especificações detalhadas no edital e no termo aditivo. Dados pessoais, de residência e de renda familiar devem estar acessíveis, para facilitar o preenchimento do formulário.

O processo de seleção da bolsa de incentivo acadêmico é constituído de uma etapa obrigatória, que consiste na análise da documentação, e de duas etapas complementares, se houver necessidade de aprofundamento e complementação de informações. Nesse caso, a Comissão Executiva Local, designada pela coordenação do campus, e pela equipe do NAE, realizará entrevista e visita domiciliar.

O auxílio financeiro da bolsa de incentivo acadêmico destina-se, prioritariamente, a alunos “oriundos de escola pública ou de escola em regime de convênio com o poder público e que estejam em condição socioeconômica desfavorável à sua permanência e inserção na dinâmica universitária de socialização e produção do conhecimento”.

O coordenador do NAE informa que atualmente são 422 bolsas, distribuídas em 21 campi da UEPA e que a gestão da Uepa “está ampliando esse quantitativo para 522 bolsas”, para contemplar estudantes nos dois campi mais recentes da instituição, em Ananindeua e Parauapebas.

O Resultado Preliminar do Processo Seletivo está previsto para ser divulgado até o dia 27 de novembro de 2023, no site da Uepa.

Texto: Guaciara Freitas (Ascom Uepa)
Foto: Marcelo Rodrigues (Ascom Uepa)