Programação marca aniversário de 20 anos do Cuma

Enviado por Messias Azevedo em Ter, 12/12/2023 - 13:58

O Núcleo Memórias e Culturas Amazônicas (Cuma), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), celebra duas décadas de produção científica neste ano. Para marcar o aniversário, o núcleo organiza o XVIII Seminário, que inicia hoje, 12, e se estende até quarta-feira, 13. Integrado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), as atividades serão realizadas na sala de recitais do Campus I.

No primeiro dia de celebração, intitulado Colóquio de Poéticas Orais: Professar Memórias, Escavar Histórias, serão apresentadas pesquisas de professores do núcleo, que abrangem a letra e a voz. A programação começa às 9h com a mesa de conversa A Letra e a Voz: Griot, sob a ministração da professora Renilda Bastos, acompanhada pelos professores Keydson Costa e Carla Vasconcelos, com mediação da professora Renilda Bastos. Na sequência, o diálogo será sobre A Letra e a Voz em Pesquisas na Amazônia, desta vez com a participação das professoras Nathália Cruz, Ivone Caldas e Jayna Santos, com a docente Evellin Natasha como mediadora.

O terceiro bate-papo do dia ficará a cargo da professora Ana Maria Carvalho, juntamente com as docentes Margareth Brasileiro e Zaline Wanzeler, que irá participar de forma remota. A mediação ficará a cargo do professor Paulo Maués. Encerrando o primeiro dia, às 16h, a última mesa de conversa reunirá os conhecimentos das professoras Isabelle Pantoja, Lívia Araújo Faro e  Daniele Lobato, com mediação da docente Dia Favacho. As ministrações serão sobre o mesmo tema do diálogo citado acima.

Conforme o cronograma do evento, no último dia, os participantes serão envolvidos em uma apresentação especial: Solo de Waldemar Henrique, executado por Eliana Cutrim ao piano. Em seguida, a mesa oficial de abertura contará com a presença da coordenadora do Cuma, professora Cristina Carvalho; o reitor da Uepa, Clay Chagas, o diretor do CCSE, Anderson Maia; e coordenadores dos Programas de Pós-Graduação.

O período da manhã continuará com um coquetel às 10h, seguido por uma reflexão sobre a história e memórias dos 20 anos do núcleo, apresentada pelas professoras Josebel Akel Fares, Renilda Bastos, Venize Rodrigues e Denis Bezerra. Pela tarde, a programação ganhará um caráter mais enriquecedor. João de Jesus Paes Loureiro conduzirá uma conferência sobre Cultura Amazônica e Meio Ambiente. Em seguida, será realizada a apresentação da reestruturação do Cuma e, às 17h, com um encerramento marcado por uma apresentação artística, festejando as duas décadas de contribuições do núcleo à pesquisa e preservação da cultura amazônica.

Durante este ano, o núcleo desempenhou atividades mensalmente. Seminários, oficinas, cursos e mesas redondas fizeram parte do acervo de eventos organizados para celebrar as duas décadas de produção e contribuição na Amazônia. Para a coordenadora do Cuma, Nazaré Cristina Carvalho, a proposta da equipe é continuar com as ações. “Vislumbramos para os próximos anos, enquanto membros do Cuma, expandir principalmente as nossas atividades de extensão. Além de trazer cada vez mais nossos alunos para dentro do núcleo, para que possam vivenciar as atividades de um grupo de pesquisa dentro da universidade”, afirma a professora.

Acompanhe aqui a programação completa.

Texto: Thayssa Nobre (Ascom Uepa)

Foto: Acervo Pessoal