Inscrições abertas para o credenciamento de docentes vinculados ao PPGEEI

Enviado por Messias Azevedo em Qua, 13/12/2023 - 13:25

O Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena (PPGEEI) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) abre inscrições, desta quarta-feira, 13, até o dia 19 de dezembro, para a seleção de docentes permanentes do PPGEEI. Para solicitar a inscrição, o(a) candidato(a) deverá enviar os documentos especificados no edital, em arquivo único, em formato pdf, para o e-mail: ppgeei@uepa.br. A seleção é realizada pelo programa, em nível de Mestrado Profissional Associado entre Uepa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Os pré-requisitos obrigatórios para solicitar o credenciamento ao quadro de docente permanente do PPGEEI são: ser doutor(a); ser servidor(a) do quadro efetivo da Uepa ou do quadro efetivo das instituições associadas ao PPGEEI (UFPA, Unifesspa e Ufopa); comprovar, no período de 2019 a 2023, participação em Programas e/ou Projetos de Ensino e/ou Extensão vinculados à Formação Inicial de Indígenas, entre outras exigências.

São disponibilizadas quatro vagas: duas para a linha Currículo, Modos de Fazer e Avaliação em Educação Escolar Indígena e outras duas para a linha Planejamento e Produção de Materiais Didáticos na Escola Indígena. O credenciamento de docentes no Programa será válido apenas por um ciclo avaliativo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O processo de seleção do PPGEEI constará de uma fase: a análise do Curriculum Lattes. Será considerado aprovado o candidato que obtiver nota maior ou igual a 5,0. Os candidatos serão classificados pelo número de vagas ofertadas, considerando a opção de cada candidato no ato de solicitação de inscrição.

Após a finalização do ciclo avaliativo da Capes, os docentes permanentes do PPGEEI passarão por um processo avaliativo interno, sendo que a comissão de avaliação para permanência no PPGEEI será formada por membros do Colegiado do Programa, a qual será responsável por todas as etapas avaliativas do processo. O resultado final da seleção será divulgado até o dia 19 de janeiro de 2024, pela secretaria do PPGEEI e/ou no site da Uepa.

Texto: Monique Hadad (Ascom Uepa)
Foto: Sidney Oliveira (Ascom Uepa)