Uepa realiza culto ecumênico de Natal e programação solidária

Enviado por Messias Azevedo em Ter, 19/12/2023 - 14:07

Os servidores da Universidade do Estado do Pará (Uepa) se reuniram, na manhã desta terça-feira, 19, para participar de um culto ecumênico em ação de graças pela chegada do Natal. A celebração ocorreu no hall da reitoria da Uepa e foi conduzida pelo pastor Jonas Figueira, da Igreja Batista Sião, e pelo diácono Manoel Onildo Botelho, pertencente à Paróquia Jesus Ressuscitado. O momento de reflexão também foi marcado por cânticos natalinos, entoados pelo músico Adson Baía.

Estiveram presentes na ocasião o reitor da Uepa, Clay Chagas; a vice-reitora, Ilma Pastana; o pró-reitor de Gestão e Planejamento, Carlos Capela; o pró-reitor de Graduação, Ednalvo Campos, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jofre Jacob. O reitor Clay Chagas destacou a importância de realizar a celebração: “o culto ecumênico é um momento de reflexão, que precisa ser incorporado no nosso cotidiano, para que permanentemente possamos refletir sobre o nosso papel na sociedade”.

O gestor agradeceu aos servidores da instituição pela dedicação ao longo deste ano e deixou sua mensagem aos profissionais. “Desejo a todos um Feliz Natal! E que, em 2024, a gente possa estar cada vez mais forte, mais engajado, porque só assim a gente vai conseguir gerar as transformações necessárias para a nossa sociedade”, destacou. Em sua fala, a vice-reitora, Ilma Pastana, contemplou a relevância do serviço ao próximo e convidou os presentes a participarem de um momento de abraço da paz, “para renovar as esperanças em 2024”.

Programação Solidária

Na oportunidade também foi promovida uma ação solidária de Natal, coordenada pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (Codepe) e do Núcleo de Apoio ao Servidor (NAS), para disponibilizar atividades de promoção à saúde junto aos servidores da Uepa, em alusão ao dezembro vermelho.

Na programação, foi incluída vacinação (nova Influenza), testes rápidos, verificação de pressão arterial e glicemia, arrecadação solidária de brinquedos e alimentos não perecíveis, além de doação de sangue. A ação teve a parceria da Fundação Hemopa e do Centro de Saúde Escola (CSE) do Marco.

A servidora da Diretoria Administrativa de Recursos Financeiros (Darf) da Uepa, Vanessa Fonseca, doou sangue pela primeira vez durante a ação. Ela comentou sobre a felicidade de poder ajudar o próximo. “É uma satisfação saber que posso estar fazendo a diferença para alguém que precisa. Quando vi a programação, pensei: ‘Essa é a minha oportunidade de doar’, pois sempre tive vontade”, contou.

A unidade móvel do Hemopa, que é adaptada para o atendimento completo de doação de sangue, permanece até as 15h de hoje em frente ao prédio da reitoria da Uepa.

Confira as fotos do culto ecumênico e da programação solidária.

Texto: Monique Hadad (Ascom Uepa)
Fotos: Marcelo Rodrigues (Ascom Uepa)