Valorização dos servidores e atividades para a comunidade marcaram o ano de 2023

Enviado por Messias Azevedo em Ter, 26/12/2023 - 14:46

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) viveu um ano repleto de avanços significativos em diversas áreas. A instituição reforçou seu compromisso com a saúde, educação, pesquisa e inclusão social, consolidando seu papel como agente transformador na região amazônica.

A gestão superior demonstrou seu comprometimento com o desenvolvimento institucional ao realizar entregas de materiais, como mesas, cadeiras, computadores e webcams para os centros de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), além dos campi do interior.

A Uepa também investiu na melhoria da infraestrutura nos campi do interior, com a entrega de novos auditórios em Barcarena e Cametá e reforma de espaços físicos, como a nova sala de vacinação do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), a reforma do Auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), a nova sala de Terapia de Integração Sensorial da Ueafto, e as cantinas da Escola de Enfermagem Magalhães Barata e da Escola Superior de Educação Física. Em setembro foi realizada a entrega do campus XXIII da universidade em Parauapebas, com a presença do governador Helder Barbalho.

Valorização dos servidores

Pensando na valorização do servidor da instituição, a Uepa lançou dois programas voltados para a equipe técnica da instituição: o Servidor Empreendedor, direcionado aos membros da instituição interessados em empreender ou aprimorar seus negócios, promovendo o desenvolvimento profissional e econômico, e o Programa de Qualificação e Valorização dos Técnicos (Proqtec), com o objetivo de valorizar e qualificar o pessoal técnico administrativo e operacional, por meio do acesso e da permanência desses servidores em cursos de mestrado e doutorado, inicialmente em Programas de Pós-Graduação (PPG’s) da própria universidade, que firmaram parceria com a gestão, para viabilizar essa etapa inicial do Programa.

O ano de 2023 também foi marcado pela alteração da lei Estadual nº 6.839, de 15 de março de 2006, que atualiza o Plano de Carreira, Cargos e Salários Uepa e permitiu a correção da tabela salarial dos servidores. As tratativas da gestão da Uepa com a Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad) estavam sendo realizadas desde o ano passado. Devido à previsão orçamentária de 2022 já estar definida, os trâmites só puderam ocorrer a partir de janeiro deste ano. Após diálogos com a gestão da Seplad e parecer favorável na Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o projeto de lei foi encaminhado pelo governador Helder Barbalho para a Alepa, onde foi aprovado no final de abril.

Em 2023, mais de duzentos novos servidores foram nomeados, ao longo do ano, fortalecendo o corpo institucional e contribuindo para o aprimoramento das atividades acadêmicas. Além dos novos servidores, ao longo de 2023 também foram realizados três novos concursos para docentes efetivos, oferecendo 168 vagas distribuídas entre os centros de Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais e Educação, e Ciências Naturais e Tecnologia. Os novos docentes devem começar a atuar a partir de janeiro do ano que vem.

Extensão

No desenvolvimento da Extensão da universidade, três editais foram lançados, somando mais de cem projetos executados. Dezoito projetos de extensão foram institucionalizados e diversas atividades foram desenvolvidas, como Uepa nas Comunidades, em Bujaru, que realizou mais de 500 atendimentos. O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) promoveu mais de vinte apresentações, ao longo do ano, dos grupos Madrigal da Uepa e Quarteto Musical. Em 2023, quase 50 alunos participaram de atividades desportivas oficiais universitárias, como a Superliga Universitária e Jogos Universitários Brasileiros.

O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) também se destacou, com atividades para a população, como a oportunidade de observar a Superlua, no fim de agosto, com entrada gratuita. Além disso, o CCPPA integrou a 17ª Primavera dos Museus, abordando o tema "Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas". O evento incluiu palestras, visitas mediadas para pessoas surdas e uma sessão de cúpula interativa.

O CCPPA comemorou seu 24º aniversário, em 2023, com uma programação especial, incluindo homenagens, sessões de cúpula, programação cultural e a premiação do VI Concurso Ciência e Arte, que abordou o tema "Planeta Terra e Sustentabilidade: o futuro em nossas mãos". Também esse ano destacou-se a realização da primeira sessão de cúpula interativa adaptada para pessoas surdas, promovendo acessibilidade e inclusão.

O espaço, vinculado à Uepa, recebeu no último mês do ano o registro junto ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), válido até 29 de novembro de 2028. O documento certifica, a partir dos critérios estabelecidos no artigo primeiro do Estatuto de Museus, Lei nº 11.904, que a instituição contribui para o desenvolvimento e monitoramento da Política Nacional de Museus, evidenciando seu papel na promoção do conhecimento científico é elogiado por sua iniciativa de proporcionar acesso à população e disseminar o conhecimento científico.

A Uepa encerra o ano reafirmando seu compromisso com a excelência acadêmica, a inovação e a promoção do desenvolvimento regional e nacional.

Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)

Fotos: Acervo Núcleo de Empreendedorismo, Monique Hadad (Ascom Uepa) e Marília Jardim (Ascom Uepa)