Ensino e pesquisa são destaques em 2023

Enviado por Messias Azevedo em Qui, 28/12/2023 - 14:51

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) experimentou um ano marcado por notáveis progressos no Ensino e na Pesquisa. A instituição solidificou ainda mais seu papel como catalisadora de mudanças na região amazônica.

Ensino

Em 2023, o resultado do Processo Seletivo trouxe, pela primeira vez, a adoção de cotas étnico-raciais. Do total de vagas ofertadas em cada curso/município, 30% foram destinadas às Cotas Socioeconômicas (CSE), voltadas a candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em instituições públicas de ensino; enquanto que 20% se destinaram às Cotas Étnico Raciais (CER), reservadas aos candidatos que estudaram em instituições públicas de ensino e se autodeclararam negros ou indígenas; e 50% àqueles que optaram por não concorrer às cotas (Não Cotistas - NCT). Hoje a Uepa conta com cerca 500 alunos matriculados após aprovação nas cotas étnico-raciais, em 2023, quando as cotas deste tipo foram adotadas pela primeira vez. Nas cotas socioeconômicas, estão matriculados cerca de 2.400 alunos, entre os anos de 2022 e 2023.

Ainda com foco na área da inclusão, a Uepa promoveu ações de formação, como um seminário voltado à conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), buscando disseminar o conhecimento sobre essa condição neurobiológica. Também foi realizada a certificação da primeira turma especializada em Autismo, reforçando seu compromisso com a inclusão e a formação de profissionais sensíveis às demandas da sociedade.

Pesquisa e pós-graduação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou quatro novos cursos de pós-graduação stricto sensu da Uepa: Mestrado em Música, Mestrado em Reabilitação e Desempenho Funcional, Doutorado em Ciências da Religião e Doutorado em Enfermagem, este último, em associação com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Já na pós-graduação, o número passou de 170 para 280 novas bolsas, contribuindo para a formação qualificada de futuros profissionais formados pela Uepa. Ainda em 2023, o governo do estado anunciou o reajuste nos valores das bolsas da Uepa: as bolsas de Iniciação Científica, subiram para R$ 700. Já as de Assistência Estudantil, hoje são de R$ 500.

Em setembro, a Uepa esteve presente na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, representada pelo Projeto Lamparina Acesa – Literatura Acessível e a Editora da Uepa (Eduepa). Com serviços de acessibilidade aos visitantes da Feira e lançamentos de publicações, a participação da universidade no evento reforçou o compromisso com a promoção do conhecimento e a produção literária na Amazônia.

Instituto Confúcio

Neste ano, o Instituto Confúcio da Uepa desenvolveu várias atividades ao longo do ano, como a participação na 22ª Competição de Proficiência em Língua Chinesa para Estudantes Universitários, denominada "Chinese Bridge – Ponte Chinesa", com o tema "Uma família, Um mundo". A competição ocorreu nos dias 28 e 29 de abril, promovida pela Embaixada da República Popular da China no Brasil e pelo Instituto Confúcio na Universidade de Brasília (UnB).

Durante o evento, o conselheiro de Educação da Embaixada da China, Wang Zhiwei, reuniu-se com os diretores dos Institutos Confúcio do Brasil. Em 2024, quando se celebrarão os 50 anos da parceria Brasil-China, os institutos terão papel relevante. O Instituto Confúcio da Uepa abriu seleção para novos alunos, oferecendo 70 vagas para alunos, docentes e servidores da Uepa e 20 para a comunidade externa. Além disso, foi realizado o teste de nivelamento do terceiro nível do curso de mandarim, com 50 vagas disponíveis. O Instituto Confúcio da Uepa promoveu o curso "China 1949 - 2025: De país muito pobre à maior economia do mundo", ministrado por Milton Pomar. O curso ocorreu entre setembro e outubro e abordou a história recente da China, seus parâmetros atuais e o cenário até 2050.

Também neste ano, alunos do Instituto Confúcio na Uepa, Gabriel Nogueira e Maria Tereza Santos, receberam bolsas de estudos para a Universidade Normal de Shandong, na China. A viagem proporciona uma experiência enriquecedora para a compreensão da língua e cultura chinesas, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes. O Instituto Confúcio da Uepa, estabelecido em 2016, oferece ensino gratuito de língua chinesa e caligrafia, além de atividades culturais.

Ao concluir o ano, a Uepa reiterou seu compromisso com a busca pela excelência acadêmica, a promoção da inovação e o impulso ao desenvolvimento regional e nacional.

Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)

Fotos: Alex Ribeiro (Secom), Arquivo Ascom Uepa, Marília Jardim (Ascom Uepa)