1ª turma de Mandarim se forma pelo Instituto Confúcio

Enviado por Daniel Leite em Seg, 24/06/2019 - 22:00

A demanda por profissionais que tenham a proficiência em Mandarim é cada vez maior em diversas áreas da sociedade mundial. Pensando nisso, o Instituto Confúcio em convênio com a Universidade do Estado do Pará (Uepa) tem oferecido turmas do idioma gratuitamente há dois anos. Nesta terça-feira, dia 25 de junho, uma cerimônia marca a formatura da primeira turma a concluir o curso. O evento será no auditório Paulo Freire, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), a partir das 17h.

Em 2016, a Uepa foi a primeira instituição de Ensino Superior da região Norte a sediar o Instituto Confúcio, que está presente em mais de 100 países. A parceria fortalece as relações comerciais entre o Pará e a China, oferece aos alunos oportunidades de bolsas de graduação, mestrado e doutorado, além de intercâmbio entre as instituições e aulas gratuitas de Mandarim e Tai Chi Chuan, ministradas por professores chineses, ligados à Universidade de Shandong.

SOBRE O INSTITUTO CONFÚCIO

Instituto Confúcio foi nomeado em homenagem a uma das maiores figuras da história, o filósofo chinês Confúcio (551 ou 552 aC - 479 aC), que nasceu e viveu no que é hoje a cidade de Shandong. A sede do Instituto Confúcio, uma organização educacional sem fins lucrativos, foi fundada em 2004 como um meio para ajudar falantes não-nativos em aprender chinês. O primeiro Instituto Confúcio foi fundado em Seul, na Coréia do Sul (Xinhua, 2007) e desde o início dos primeiros Institutos, a missão expandiu-se para abranger a compreensão cultural e educacional. Desta forma, a instituição se concentra em ensinar a cultura chinesa, desenvolver intercâmbios educacionais e culturais entre a China e outros países, e promover o multiculturalismo.

Atualmente, há mais de 600 Institutos Confúcio no mundo, em todos os cinco continentes. O Instituto chegou a Belém como resultado de um convênio entre a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Shandong Normal University, da China, e carrega o objetivo de ensinar a língua chinesa, assim como, também, divulgar a cultura e a história dos chineses, além de fortalecer o intercâmbio cultural e acadêmico entre o Brasil e a potência asiática.

Cerimônia de Formatura da 1ª turma de Mandarim do Instituto Confúcio

Dia: 25 de junho de 2019 (terça-feira)

Local: Auditório Paulo Freire - CCSE (Travessa Djalma Dutra, s/n, Telégrafo)

Texto: Daniel Leite Jr