1º Saem atrai centenas de estudantes de Matemática

Enviado por Fernanda Martins em Qua, 29/03/2017 - 13:22

Com o auditório Paulo Freire lotado, teve início a 1º Semana Acadêmica dos Estudantes de Matemática (Saem), promovida pelo Centro Acadêmico de Matemática do Campus I (Camat Campus I) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A enorme demanda surpreendeu a organização, que já pensa a próxima edição do evento. Centenas de estudantes de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) compareceram à abertura da Saem, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). O encontro, recheado de palestras e apresentações dentro do tema “Matemática Além dos Números”, segue até o dia 31.

“É um evento dos alunos, para os alunos. O grande número de pessoas inscritas na Saem revela a vontade do aluno em participar de eventos científicos”, avaliou o coordenador geral do Diretório Central de Estudantes da Uepa e aluno de Matemática, João Malcher. Ele participou da concepção da Semana, juntamente com a atual gestão do Camat. “Este é um evento inédito, pois nunca houve uma semana acadêmica realizada pelos estudantes”, acrescentou.

A escolha do tema desta primeira edição da Saem também foi estratégica. “O objetivo é ir além da academicidade da Matemática e dar a ela uma abordagem mais humana, mais social. O desenho curricular do curso já traz disciplinas que abordam o lado social da Matemática, mas elas são pouco discutidas”, explicou o presidente do Camat, Benjamin Souza.

Outro motivo foi preparar o aluno para uma atuação mais ampla na docência, que permitirá um olhar mais abrangente a este profissional. “O professor de Matemática precisa ir além de apenar ter o conhecimento, pois ele trabalhará com pessoas. Esse tipo de debate auxilia até mesmo na inserção do professor nos debates atuais da educação, como por exemplo, a reforma do Ensino Médio”, observou Benjamin.

Principal realizador da Semana, o Camat se uniu com a coordenação do curso e os alunos em torno deste objetivo. “Participamos de muitos eventos, observando não apenas os temas, mas a logística e organização. Aprendemos muito e a próxima edição será ainda melhor”, garantiu o presidente.

Aliás, a coordenadora do curso, professora Acylena Costa, fez seu doutorado na área da Educação Matemática e reconhece a importância do debate levantado pelos alunos. “Essa área de estudos já é estabelecida e fundamental para pensar estratégias metodológicas que facilitem o ensino da Matemática, que ainda é considerada por muitos um ‘bicho-papão’ entre as disciplinas”, observou a professora, que fez questão de parabenizar os alunos pelo empenho da realização da Saem.

A diretora de Extensão da Uepa, Ana Telma Monteiro, representou a Reitoria na mesa de abertura e conclamou os estudantes a aproveitarem seu período de formação para participar de projetos e encontros científicos. “É muito bom saber que os alunos estão construindo eventos significativos dentro desta Universidade. Estou certa de que o próximo Saem será maior e melhor”, elogiou ela, que aproveitou a oportunidade para falar dos projetos de Extensão e editais abertos com oportunidades de pesquisa para alunos da Uepa.

Os agradecimentos do Camat se estenderam aos estudantes, pelo apoio e confiança no evento, aos membros da gestão do Centro Acadêmico e à coordenação do curso, que, segundo Benjamin, “abraçou a causa da Saem e deu todo o apoio ao evento”. Até sexta-feira, 31, a Saem terá palestras, minicursos, apresentação de trabalhos em comunicações científicas e em pôsteres. A programação completa está disponível no site oficial do evento.

Texto e fotos: Fernanda Martins