2.500 obras entram para o acervo bibliográfico da Uepa

Enviado por Ize Sena em Qui, 09/06/2016 - 15:31

Na manhã desta quinta-feira, 9, a Biblioteca Central da Universidade do Estado do Pará(Uepa) recebeu da Imprensa Oficial do Estado(IOE), por meio do Projeto Livro Solidário, cerca de 2.500 livros. O Projeto incentiva a leitura. As obras versam sobre Língua Portuguesa, História, História do Pará, Física, Química, Fisiologia, Sociologia, Saúde, Psicologia, entre outros, e estarão à disposição para consultas e pesquisas nas Bibliotecas dos campi da Universidade em Belém e nos municípios do Estado.

O acervo foi entregue pela equipe do Projeto Livro Solidário à diretora da Biblioteca Central, Rita Almeida. “ Ele vai subsidiar as bibliotecas setoriais que fazem parte do Sistema de Bibliotecas da Uepa, que são cinco na capital, 15 do interior, além do Planetário”, informou Rita.

Além de atender os alunos da Universidade, Rita reforçou que as obras também estarão acessíveis a população que frequenta as Bibliotecas. “ A população só não pode fazer o empréstimo de livros, mas as Bibliotecas são abertas ao público em geral, respeitando o horário de funcionamento de cada uma”, pontuou ela.

Pela parceria firmada ficou decidido que quando a IOE tiver materiais que atendam às diversas áreas do conhecimento da Universidade, eles serão encaminhados à Instituição, assim como, quando a Universidade tiver obras de literatura e literatura infantil,  eles terão destino certo, o Projeto Livro Solidário. A coordenadora do Livro Solidário, Carmen Palheta, ressaltou a importância da doação e da parceria firmada com a Uepa. “ Será de grande valia para a Universidade do Estado”, acredita Palheta. 

Segundo a diretora da Biblioteca Central, os livros pasarão por  triagem e em seguida serão destinados às Bibliotecas nos campi. A previsão é que as obras estejam disponíveis entre julho e agosto. Rita parabenizou a inciativa da IOE de coordenar o projeto. “ No mundo moderno, nós consideramos informação como poder. Então, se você lê, consegue ter bastante informação para interagir melhor com a sociedade”, finalizou ela.


Texto: Renata Paes com informações de Ronaldo Quadros
Foto: Imprensa Oficial do Estado