*Atualizado em 14/9/2020, às 13h35
Promovida desde 2015, a Semana do Trânsito, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia em Movimento (Geppem), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), trabalhará na 5ª edição o tema “Perceba o risco, proteja a vida”. O evento, por conta da pandemia de COVID-19, será totalmente on-line e gratuito. O período de inscrição iniciou-se em 1º e segue, após prorrogação do prazo, até 18 de setembro. Para inscrever-se, clique aqui.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Segue texto publicado originalmente em 3/9/2020, com mudanças informadas pelos organizadores do evento:
O público-alvo são pesquisadores, professores, estudantes e demais profissionais interessados no tema e que desejem colaborar e aprender com o intercâmbio de ideias nesta semana de saber, de natureza interinstitucional. Todos os dias a frequência será analisada e aqueles que possuírem uma frequência de 75% poderão solicitar o certificado de 12 horas. Confira a programação aqui.
A coordenação do evento, assim que encerradas as atividades, enviará o relatório para a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) informando os dados dos participantes para emissão dos certificados.
Trabalhos sobre violência no trânsito e debate de novas abordagens
Segundo os organizadores, existe a percepção de que a cada dia os dados das pesquisas dos últimos 6 anos são ratificados e apontam para a necessidade de fomentar e investir em projetos de educação para o trânsito para a população como um todo.
Essa edição de 2020 visa chamar atenção sobre os aspectos da vulnerabilidade e fragilidade dos pedestres, ciclistas, motociclistas e pessoas com deficiência que circulam nas vias públicas. Outrossim para o debate da relação de conflito e violência entre condutores de veículos automotivos, passageiros e ciclistas.
Diana Lemes, uma das líderes do Grupo, acredita que urge elaborar projetos voltados para os motociclistas, categoria mais afetada pelos acidentes de trânsito. “Vamos trabalhar a prevenção. Perceber os riscos que um comportamento inadequado no trânsito pode ocasionar. E fazer nossas proposições para a construção de atitudes que favoreçam a construção de um trânsito seguro e humanizado por meio da formação de professores e ações educativas nas escolas de educação básica”, afirma Lemes.
Além disso, os idealizadores da Semana de Trânsito de 2020 apresentarão planos futuros e debaterão sobre a necessidade incluir a temática Educação para o Trânsito de forma mais sistematizada nos currículos dos cursos que formam os professores.
Atuação, parcerias e histórico
Os projetos do Geppem têm como foco o público de escolas de educação básica. Principalmente crianças de 5 a 11 anos e seus professores/as.
Desde 2008, graças à parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), os estudantes do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia desenvolver ampliar conhecimentos e práticas. A iniciativa da Semana do Trânsito - inspirada na Semana Nacional de Trânsito realizada anualmente desde 1997 pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) - é fruto do Projeto de Extensão de Educação para o Trânsito e da parceria com o Departamento de Trânsito, por meio da qual os alunos do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia têm a oportunidade de entrar em contato com várias experiências e, assim, realizar produções acadêmicas.
Texto/ Foto: Wesley Lima (Ascom CCSE).