Aberto edital Prêmio Capes de Tese 2015

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 10/04/2015 - 00:00
Poderão concorrer teses defendidas em 2014. A indicação e inscrição são feitas pelos programas de pós-graduação das instituições. Premiação inclui bolsa de cinco anos em estágio pós-doutoral dentro e fora do país.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou o edital do Prêmio Capes de Tese 2015. Serão premiadas as melhores teses de doutorado, em 48 áreas de conhecimento, reconhecidas pela Capes, nos cursos de pós-graduação incluídos no Sistema Nacional de Pós-Graduação. A pré-seleção, indicação e inscrição das teses são feitas pelos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior. Concorrem teses defendidas em 2014. Inscrições são realizadas até 15 de maio.

Os trabalhos devem obedecer aos seguintes critérios: estar disponível na Plataforma Sucupira da Capes; ter sido defendido em 2014 e no Brasil; buscar originalidade, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social, de inovação; e valor agregado ao sistema educacional.

O Prêmio Capes de Tese ainda é constituído pelo Grande Prêmio Capes de Tese, parceiro da Fundação Conrado Wessel.  Competem no Grande Prêmio, os ganhadores do Prêmio Capes de Tese que apresentarem em CD ou DVD, uma vídeo-aula de 20 a 30 minutos, voltada a estudantes do ensino médio. A abordagem precisa ser didática e adequada ao nível educacional. O arquivo com a vídeo-aula precisa ser enviado até vinte dias após a publicação da portaria de divulgação dos premiados, no Diário Oficial, estimada para agosto de 2015.

Homenagem - Anualmente, os Grandes Prêmios Capes homenageiam célebres cientistas brasileiros. Em 2015, os escolhidos foram Emílio Vanzolini, Aziz Nacib Ab'Sáber e Antônio Houaiss.

Premiações – Compreende passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para participarem da cerimônia de premiação, celebrada na sede da Capes, em Brasília. Será concedido certificado ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado e medalha para o autor; auxílio ao orientador , no valor de R$ 3mil, para irem em congresso nacional; bolsa de até três anos ao autor da tese para realização de estágio de pós-doutoral em instituição nacional, podendo ser convertida um ano em estágio de pós-doutoral fora do país.

A mesma premiação segue para o Grande Prêmio. A diferença é no valor de R$ 6 mil de auxílio ao orientador para participação em congresso internacional; bolsa de cinco anos ao autor da tese, para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional, podendo ser convertido um ano em estágio pós-doutoral fora do país, em uma instituição notória; e mais U$ 15 mil, concedidos pela Fundação Conrado Wessel.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação em exercício da Uepa, Regis Bruni, enfatiza a importância do incentivo a disseminação do conhecimento científico.  ‘‘ O objetivo da pesquisa é tornar o mundo mais justo. O melhor de tudo isso nem é o prêmio em si, mas o avanço da consciência científica. Isso vira item curricular em um concurso, seleção, vestibular, uma proposta. O pesquisador terá muito mais chance de ter sucesso diante de propostas que ele venha confeccionar’’.

Indicação – Na premiação do ano passado, o coordenador do campus Marabá e historiador, Airton dos Reis Pereira, foi indicado ao Prêmio Capes de Tese 2014, com a pesquisa intitulada ‘’ A Luta pela terra no Sul e Sudeste do Pará: migrações, conflitos e violência no campo’’, oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Texto: Renata Paes