Acadêmicos de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foram eleitos como delegados para participar da Plenária Estadual de Saúde, no dia 16 de novembro, quando será escolhida a nova gestão do Conselho Estadual de Saúde do Pará (CES/PA).
Foram escolhidos 19 acadêmicos, entre membros do Centro Acadêmico de Enfermagem (Caenf) e graduandos a partir do 3º ano do curso dos municípios de Belém, Castanhal, Redenção, Santarém e Tucuruí. A eleição dos novos delegados ocorreu durante as plenárias regionais, em que as entidades candidatas apresentaram seus membros para compor as delegações.
De acordo com o coordenador de comunicação do Caenf, Anderson Amaral, é a primeira vez que acadêmicos da Universidade se mobilizam para participar do processo eleitoral do Conselho. “A relevância dessa ação de mobilização está relacionada com um compromisso social e uma possibilidade de atuar como cidadão. A importância em compor o Conselho está no seu papel de consulta, uma consulta que fiscaliza, que aprova, que efetua o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma Anderson.
Os delegados são de três segmentos: gestores da saúde, trabalhadores da saúde, e usuários. Os usuários podem ser quaisquer entidades ou integrantes da sociedade civil. O discente do 5º ano de enfermagem, Rodrigo Nascimento, afirma que o objetivo da candidatura e da escolha das delegações na categoria de usuários “é poder atuar em um controle mais efetivo da área da saúde, e poder ter uma voz mais ativa na sociedade”, ressalta Rodrigo.
De acordo com a coordenadora do curso de Enfermagem, Terezinha Vieira da Silva, a mobilização dos discentes é um avanço no engajamento em questões sociais e políticas, além da sala de aula. “É uma questão de direitos sociais, para mostrar as dificuldades que ainda temos na saúde. Acho que a Uepa deve incentivar ações como essa. Caso os estudantes sejam eleitos para o Conselho, vamos convocar uma reunião e começar a estabelecer um diálogo com os eles”, declara a coordenadora.
Na Plenária Estadual de Saúde, os discentes que são delegados titulares poderão votar na representação do Caenf que está concorrendo às eleições do Conselho, para o biênio 2016-2018. O CES é um órgão colegiado de regime participativo e democrático do SUS, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com o objetivo de definir as políticas estaduais de saúde, acompanhar, fiscalizar, controlar e prestar contas sobre as ações nesse âmbito.
Texto: Sergio Ferreira Junior