Acadêmicos de outros estados podem se inscrever para semestre de mobilidade

Enviado por Ize Sena em Ter, 01/11/2016 - 01:16
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) abre, de 28 de outubro a 25 de novembro, as inscrições para o Programa de Mobilidade Nacional (PMN), em que graduandos de Instituições de Ensino Superior dos Estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo podem realizar um semestre acadêmico na Uepa.

São ofertadas 5 vagas para os campi de Belém, durante período letivo 2017-1, que vai de 13 de fevereiro a 30 de junho de 2017. As inscrições serão recebidas pelo e-mail crein@uepa.br e serão analisadas em horário comercial.

Há uma vaga para cada um dos cursos oferecidos no edital, que são: Bacharelado em Enfermagem; Licenciatura em Ciências Naturais – Química; Design; Engenharia de Produção; e Licenciatura em História. O estudante que tenha interesse na mobilidade nacional deve procurar na Uepa os cursos similares àqueles em que atualmente está matriculado.

DOCUMENTOS
Os acadêmicos devem estar atentos à documentação exigida pelo edital, a fim de garantir a participação na seleção pelo Programa. São eles: 1) Histórico acadêmico, contendo as disciplinas já cursadas e/ou em curso; 2) Currículo Lattes atualizado, com as informações de pesquisa científica e outros trabalhos acadêmicos relevantes; 3) Plano de estudos, anexo ao edital, com as atividades que pretende desenvolver na Uepa; e 4) Carta de recomendação, emitida pelo departamento, setor ou coordenação responsável pela mobilidade acadêmica na universidade do candidato.

Toda a documentação deve ser enviada em digitalização legível para crein@uepa.br até 25 de novembro. Caso o candidato seja aceito na mobilidade para a Uepa, deverá apresentar a documentação original à Coordenação de Relações Internacionais (Crein), antes do período 2017-1.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 2 de dezembro no site da Uepa, e a Carta de Aceite ou Carta de Recusa da mobilidade acadêmica será enviada, entre 4 e 16 dezembro, para o candidato, o coordenador de curso e o responsável pela mobilidade na universidade de origem.

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES
O objetivo do PMN é proporcionar aos acadêmicos trocas culturais e contato com novas realidades em IES de outras cidades e estados brasileiros. Os candidatos também devem ficar atentos ao fato de essa mobilidade ser somente voltada para acadêmicos das universidades filiadas à Associação dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) que participam do PMN.

Podem se candidatar à mobilidade na Uepa os acadêmicos oriundos das seguintes IES: Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), em Alagoas; Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) na Bahia; Universidade de Rio Verde (UniRV) e Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), em Goiás; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), no Mato Grosso do Sul; Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), em Minas Gerais; Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná; Universidade de Pernambuco (UPE), em Pernambuco; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no Rio Grande do Norte; Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), no Rio Grande do Sul; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), no Rio de Janeiro; Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Santa Catarina; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (Unifae) e Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF), em São Paulo.

Mais informações podem ser obtidas na área de Editais do site da Uepa e também em www.mobilidadenacional.ueg.br ou pelo e-mail crein@uepa.br

Texto: Sergio Ferreira Junior