Os campi da Universidade do Estado do Pará (Uepa) localizados nos municípios de Altamira, Barcarena, Castanhal, Igarapé-Açu, Marabá, Moju, Paragominas, São Miguel do Guamá, Santarém, Salvaterra, Tucuruí e Vigia, além do Centro de Ciências e Planetário do Pará, agora têm acesso ao Portal de Periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Todos estes locais são atendidos pelaEmpresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), com o Navega Pará, e pela operadora “Oi”.
Até fevereiro de 2014, o acesso ao Portal era restrito aos campi localizados em Belém. Em outros municípios era possível apenas por meio da Rede Privada Virtual (VPN). Contudo, a partir da identificação dos pontos de acesso locais e autorizados, entre eles o Hospital Ophir Loyola (HOL), e da construção e apresentação de documentação e credenciais necessárias junto a Capes, foi possível expandir o acesso. Os campi de Cametá, Redenção e Conceição do Araguaia, no entanto, ainda dependem de ações específicas para este acesso, as quais estão em processo de finalização.
“Com a Lei do Marco Civil da Internet, que entrou em vigor em abril de 2014, exigiu-se de todos os usuários diversas adaptações. Os provedores de conexão, por exemplo, foram obrigados a particularizar as conexões, e este foi o viés aproveitado pela Uepa para identificá-las em conjunto com os provedores de conexão contratados em todos os campi do interior, e autorizar os acessos junto a Capes”, explicou o professor Ítalo Flexa Di Paolo, titular da Diretoria de Serviços de Processamento de Dados (DSPD), que planejou a ação em parceria com o diretor de Desenvolvimento à Pós-Graduação, professor Regis Andriolo.
Ainda segundo Di Paolo, com esta ação, a abrangência do Portal de Periódicos marca um ineditismo na instituição e ainda em 2015 poderá ser acessado por qualquer equipamento conectado num campus da Uepa sem restrições. Além disso, através do e-mail corporativo, também é possível fazer registro no “Meu Espaço”, no próprio Portal de periódicos da Capes, e ter acesso ao conteúdo em ambientes fora destas redes, sem a necessidade da VPN.
Com um acervo de mais de 30.000 papers científicos, o Portal tem sido subsídio de pesquisas de professores e alunos que buscam, no universo da internet, dar sua contribuição ao desenvolvimento científico nacional. O conteúdo do Portal abrange, além das bases de dados assinadas pela Capes e de plataformas de acesso livre, referências de teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduação de todo o Brasil e artigos publicados em periódicos brasileiros com avaliação A ou B no programa Qualis.
Texto: DSPD
Edição: Ize Sena, Ascom Uepa
Foto: Bianca Almeida