Para apresentar a biodiversidade da região e difundir o conhecimento entre a população, ocorre no próximo domingo (15), de 9h às 17h, mais uma “Exposição Itinerante de Biodiversidade Amazônica: A Ciência vai à Praça”, ação de Extensão da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Essa atividade é a última de uma série de ações já realizadas em Benevides e Belém, e nesta edição o local será a Praça Matriz de Marituba, na Região Metropolitana de Belém.
A ênfase do projeto é na fauna amazônica. As atividades consistem na distribuição de cartilhas sobre a relação entre os animais e o ecossistema, contação de histórias para crianças e exposição de espécies amazônicas, sobretudo de insetos e artrópodes. O público-alvo dessa programação são todas as pessoas que estiverem em trânsito pela praça.
De acordo com a coordenadora do projeto, professora do curso de Ciências Naturais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Ana Lúcia Gutjahr, o objetivo é popularizar o conhecimento sobre a biodiversidade da região e sobre a importância dessas espécies para o equilíbrio ecológico.
Alvos de mitos e medos, a apresentação desses animais amazônicos visa à desmitificação. “Esses animais fornecem serviços ecológicos para o ecossistema. O objetivo é tirar preconceitos, os mal-entendidos, as dúvidas errôneas. Muitas pessoas não conhecem, não sabem da importância da biodiversidade. Não sabem para que uma espécie de inseto serve, por exemplo”, afirma a professora.
O projeto de extensão é realizado em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entre os seus integrantes, estão graduandos dos cursos de Ciências Naturais e Pedagogia, além de pós-graduandos em Ciências Ambientais.
Serviço:
Exposição Itinerante de Biodiversidade Amazônica: A Ciência vai à Praça
Data: 15 de novembro de 2015
Hora: 9h às 17h
Local: Praça Matriz de Marituba, Rodovia BR-316, Marituba
Texto: Sergio Ferreira Junior
Foto: Bianca Almeida