*Atualizado em 21 de setembro de 2015, às 18h08
No último sábado (19), a comunidade do bairro do Decouville, em Marituba, teve acesso gratuito a palestras educativas, exames de sangue, consultas pediátricas, consultas odontológicas e vacinas para todas as idades, além de atividades culturais como danças folclóricas, criação de instrumentos de percussão e pinturas de rosto. A ação foi realizada na Escola Nadeia Guimarães, localizada na rua Adolf Rettelbusch, nº1, e marcou o encerramento da XI Semana de Saúde de Saúde da Universidade do Estado do Pará(Uepa).
A diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Ilma Pastana, reforçou que os serviços prestados à comunidade influenciam na futura rotina de trabalho dos acadêmicos. "Elas refletem a vivência do profissional nas nossas unidades, e a Uepa sempre se preocupou com essas ações de prevenção à saúde básica, estimulando os alunos a participando ativamente como forma de estender o aprendizado adquirido em sala”, reforçou a diretora.
Presente na ação, o reitor da Uepa, Juarez Quaresma, destacou que o conhecimento deve ser estimulado junto às pessoas. “Isso humaniza o nosso ensino e mostra em ações concretas que a Universidade sempre deve estar voltada para os problemas da comunidade, e o CCBS é peça chave dessa ação".
A ação foi à forma de pôr em prática os conhecimentos adquiridos na programação, que inscreveu mais de 1.400 profissionais e acadêmicos de medicina, fisioterapia, biomedicina, enfermagem, educação física e terapia ocupacional. A abertura oficial foi realizada na noite da última quarta-feira (16), no campus II. Na quinta-feira (17) e sexta-feira (18) ocorreram as palestras, minicursos e oficinas específicas para cada curso. A Semana da Saúde é sediada de dois em dois anos.
Texto: Renata Paes com informações de Antônio Carvalho
Foto: Antônio Carvalho