Ações educativas do campus Marabá alcançam Itupiranga

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 03/06/2015 - 00:00
Atividades ambientais, sociais e de saúde são realizadas nesta quarta-feira, 3, com educadores, alunos e pais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Serafina Carvalho. A ação faz parte da 2º edição da Uepa vai à comunidade

Professores e acadêmicos do campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Marabá percorrem nesta quarta-feira, 3, cerca de 50 km até o município de Itupiranga. O deslocamento tem uma finalidade especial: levar atividades ambientais, sociais e de saúde à comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Serafina Carvalho. A ação faz parte da 2º edição da Uepa vai à comunidade.

Educadores, estudantes e pais ligados à escola serão orientados e incentivados a se tornarem doadores de sangue, se prevenirem de doenças parasitárias, ter uma alimentação saudável, e até evitar o efeito estufa. As oficinas e palestras começam às 9h30 e encerram às 11h30.

O coordenador do campus Marabá, professor Airton dos Reis Pereira, enfatiza que a Instituição deve se aproximar cada vez mais da comunidade. ‘’ A Universidade não fecha o seu mundo acadêmico. A gente faz ensino, pesquisa e extensão. Tentamos atingir a comunidade. Sobretudo os que bancam a Universidade com o pagamento dos impostos’’.

Estarão à frente das atividades acadêmicos os alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais – Química; das engenharias Ambiental e Florestal; Biomedicina; Medicina; e tecnologias de Alimentos, Agroindustrial de Alimentos e Agroindustrial de Madeira.

Segundo o professor, uma oportunidade a mais de evoluir na formação. ‘’Nós queremos formar nossos alunos. A partir do momento que eles proferem palestras, se capacitam. Ao fazer isso, releem o que fizeram em sala de aula. Essas atividades possibilitam a formação enquanto pessoa, e sobre a realidade na qual ele está vivendo’’.

A coordenadora de extensão, professora Danielle Monteir, enfatiza que o papel da educação na Uepa vai além de oferecer ensino por meio dos cursos regulares. “Esperamos que este momento seja prazeroso, alegre e de construção coletiva. Que a comunidade atendida e a comunidade acadêmica possam juntas ser estimuladas a refletir, conscientemente, sobre a realidade onde estão inseridas”.

Texto: Renata Paes
Foto: Divulgação campus VIII