Alta procura marca período de inscrições no II Seminário Foucault

Enviado por Wesley Lima em Qui, 01/10/2020 - 16:37

*Atualizado em 01/10/2020, às 13h35:


O Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea (Cogitans), em parceria com Centro Acadêmico de Filosofia (CAFIL) e Coordenação do Curso de Licenciatura Plena em Filosofia, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizará o II Seminário Foucault de 16 de novembro a 16 de dezembro. O evento, que será inteiramente online, trabalhará o tema “Michel Foucault - Teoria queer, feminismos e decolonialidades”. As inscrições estão suspensas, por ora, para que as vagas não se esgotem nesse primeiro momento e serão liberadas assim que possível. Acesse o formulário de inscrição aqui.

 

Nesta ano, o número de vagas será limitado a 500 pessoas. A comissão organizadora, frente a grande procura, por meio de breve nota, afirmou que: “Infelizmente iremos limitar o número de inscritos em 500 para assegurar a qualidade e garantir que nossa equipe possa manter os laços firmes com o nosso público”.

 

Segue texto publicado originalmente em 17/8/2020:

 

A programação do evento ocorrerá às terças-feiras e quintas-feiras durante os meses de novembro e dezembro, no horário de 15h às 19h. As palestras e atrações que comporão esta segunda edição serão ainda divulgadas pela comissão responsável.

De acordo com os organizadores, a temática demarca a importância deste pensador para cultura filosófica local e amplia, consequentemente e junto às ideias e análises foucaultianas,  o debate, pesquisas e investigações dentro e fora da universidade.  “O tema deste ano vincula-se à necessidade de garantir, tanto nos círculos acadêmicos, quanto para além dele, um posicionamento combativo em razão da emergência de novas formas de expressão da subjetividade na contra-face dos processos sociais que determinam pretensa e categoricamente o ‘correto’, o ‘normal’ e o ‘justo’”, afirmaram. 

E prosseguiram: “(O evento provoca) pensar a Teoria Queer a partir de códigos e registros performativos não externos à nossa experiência e vivência local, regional e nacional; e considerar os vários feminismos enquanto perspectivismos que contribuem para a luta em diversas frentes de mobilização humana. E, finalmente, refletir acerca da própria maneira de pensar e produzir conhecimentos teóricos e práticos não colonizados”.

 

Serviço:

II Seminário Foucault: “Michel Foucault - Teoria queer, feminismos e decolonialidades”

Data: 16 de novembro a 16 de dezembro de 2020.

Horário: 15 às 19h (todas as terças-feiras e quintas-feiras).

Mais informações: Página no Instagram @seminariofoucault ou  página no Facebook "II Seminário Foucault". Inscrições aqui.

 

Texto: Ascom/CCSE.