Alunas da Uepa criam iogurte do leite bubalino

Enviado por Ize Sena em Sex, 15/04/2016 - 15:04
Motivadas pela riqueza de matérias-primas que existem na região do Marajó, acadêmicas do curso de Tecnologia de Alimentos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Salvaterra desenvolveram um iogurte funcional produzido com leite de búfala, frutos amazônicos (bacuri, mangaba e cupuaçu) e inulina, uma fibra alimentar que agrega valor nutricional ao produto. A funcionalidade do iogurte se dá por ele apresentar as composições nutricionais básicas de um alimento. O trabalho integra uma série de novas pesquisas que buscam trazer à tona as propriedades úteis dos alimentos.
 
O grupo de estudo que elaborou o projeto é coordenado pelo professor Rafael Vitti e formado pelas alunas Hellen Silva, de 20 anos, Ana Caroline Farias e Soraya Santos, de 21, e Alana Fernandes, de 26. Além do leite bubalino, das frutas e da inulina, o iogurte contém 3% de concentração de culturas lácticas tradicionais, 3% de leite em pó integral e ainda o bacilo DanRegulari, que é o único a ajudar no tratamento gastrointestinal. De acordo com o professor, a ideia do projeto era trazer uma matéria-prima que pudesse ter um grande impacto na região em termos de cadeia produtiva. “Pelo fato de a região ser rica em leite de búfala e o iogurte ser um produto de consumo diário, nós criamos esse produto a fim de dar funcionalidade aos alimentos, acrescentado os sabores de frutas típicas e enriquecendo ele com fibras”, disse.
Até ficar pronto, o iogurte funcional passa por um rígido processo para estar de acordo com os padrões de legislação e assim chegar até a avaliação sensorial. A estudante do grupo de estudo Hel
len Silva, conta como funciona o processo de desenvolvimento no laboratório do campus. “Nós analisamos o pH do leite antes da verificação e, quando o leite fica apto ao consumo, nós abaixamos o pH para ele se tornar um iogurte. Após isso, acrescentamos as polpas, levamos ao resfriamento e por fim realizamos a avaliação sensorial”, conclui ela.
 
PREMIAÇÃO
 
No período de 31 de março a 2 de abril, o grupo de estudo participou do I Congresso de Nutrição realizado pela Universidade da Amazônia (Unama), em Belém. Dentre todos os trabalhos submetidos ao evento, o grupo conquistou o 1° lugar com o trabalho Elaboração de iogurte funcional com leite de búfala saborizado com frutos da Amazônia e suplementado com inulina. “Isso é um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Uepa em Salvaterra e esperamos que sirva de incentivo para os demais campi que contém o curso de Tecnologia de Alimentos”, afirma o professor Rafael Vitti.
 
Texto: Rafael Dias