Alunas estão entre as 100 melhores do mundo em design de joias

Enviado por Ize Sena em Ter, 06/01/2015 - 00:00
Os trabalhos das universitárias ficaram entre os 100 melhores do mundo, nesta temporada de 2014/2015 do AuDITIONS Brasil

Quatro alunas do curso de Bacharelado em Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa) tiveram seus projetos selecionados na etapa classificatória da 11° edição do AuDITIONS Brasil 2014/2015 – o maior concurso de design de joias em ouro do mundo, promovido pela mineradora de ouro AngloGold Ashanti. Os trabalhos das universitárias ficaram entre os 100 melhores do mundo, nesta temporada. A lista “Top 100” foi divulgada no dia 1º de dezembro.

O tema desta edição do concurso é “Recombinações” e trata de ideias, elementos ou conceitos que se juntam para criar um terceiro completamente novo. O conceito é de perpetuação da lógica da inovação, tão característica de nosso tempo. Em todo o Brasil, 905 projetos foram enviados de todas as regiões. O Pará teve 46 inscrições.

Sob a coordenação da professora, designer de joias e chefe do Departamento de Design Industrial, Rosângela Gouvêa Pinto, as universitárias Isabella Brito, Hanna Rezende, Yasmin Campelo e Thaise Farias criaram seus projetos e passaram por uma preparação especial para participar do concurso. “Tudo começou com um planejamento da minha disciplina, Projeto de Produtos 3, com a expertise em design de joias. Então, no primeiro momento trabalhamos com toda a base conceitual da joalheira, das joias, do design e depois, a entrada no concurso. Mandamos 35 projetos e estes quatro ficaram entre os finalistas. Essa indicação é muito importante, principalmente por estarmos falando de alunas do segundo ano”, ressalta Rosângela Gouvêa Pinto.

A universitária Isabella Brito, de 19 anos, conta que a experiência tem sido especial. A jovem enviou duas peças para a organização do evento e teve uma selecionada. Entretanto, na hora da inscrição, por um erro de digitação, a jovem acabou se inscrevendo na categoria de profissional de designers. O talento prevaleceu diante da inexperiência. “Toda semana mostrava uma ideia nova à professora. Me inscrevi enganada e fui classificada no meio dos profissionais. Isso é muito bom, né?! Já estou bem feliz de estar selecionada entre as 80 designers da categoria”, explica Isabella.

Thaise Farias, de 22 anos, é outra aluna que impressiona pela desenvoltura em concursos. No semestre passado ela obteve o terceiro lugar no concurso nacional Estampa Brasil, de designer de superfícies. Neste semestre, a acadêmica do 3° ano e monitora emplaca uma nova indicação nacional em concursos, por sua criação agora na área de joias. “No meu caso é uma vestimenta inspirada no crinoline, que era usada antigamente para dar suporte nos vestidos e dava ênfase à silhueta feminina, mas utilizando a estética com o amazônico, com a cestaria. Um tema complicado”, conta Thaise.

Yasmin Campelo, de 20 anos, foi outra que teve sua produção selecionada pelo AuDITIONS Brasil, na categoria Revelação. “Entre os vários projetos que fiz, escolhemos um inspirado nos vitrais, que tinha maior possibilidade de ser selecionado, feito em ouro com resina sintética. O conceito é de uma peça, uma vestimenta que foi feita para usar nas costas, que reflete hoje a mulher moderna e o seu cotidiano”, explica Yasmin.

Para Hanna de Rezende, também aluna da Uepa, a classificação foi uma agradável surpresa. “Fui pega desprevenida com a seleção da minha peça. É um colar, inspirado na lenda da Cobra Grande, com vários pingentes de ouro e o encoxado da Amazônia dentro. Tive que elaborar a peça pensando nas questões técnicas, como o sombreamento e o tamanho. Estar entre os 100 selecionados já é uma grande conquista”, diz a universitária.

A segunda e última etapa do AuDITIONS Brasil 2014/2015 vai premiar três joias na categoria “Designer” e uma na categoria “Revelação”. Os vencedores e o título dos projetos serão divulgados no evento de premiação, marcado para maio de 2015. O concurso é uma referência global na área e oferecerá aos primeiros colocados prêmios que variam de R$ 5 mil a R$ 30 mil em barras de ouro.

Texto: Ana Paula Bezerra (Secretaria de Estado de Comunicação)
Edição: Janine Bargas (Ascom Uepa)
Foto: Sidney Oliveira / AG. PARÁ