O estudante David Williams da Costa Assunção, que fez parte do projeto de extensão Pará Leitura Vai Quem Quer (PLVQQ), oferecido gratuitamente pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) em escolas públicas, foi homenageado pela Instituição, na manhã desta quinta-feira, 5 de novembro. O motivo foi o prêmio de Melhor Redação no Estado do Pará, conquistado por David, o que lhe garantiu a oportunidade de participar do Projeto Jovem Senador 2015, do Senado Federal.
A cerimônia de Honra ao Mérito foi realizada na Sala de Recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo, e teve a presença do vice-reitor da Universidade, Rubens Cardoso, da pró-reitora de extensão, Mariane Franco e das professoras Zanette Gusmão, Ana Telma Monteiro e Izilda Cordeiro. O momento foi recheado de homenagens, músicas, poesias e agradecimentos.
David Willians, que cursa o 3º ano do ensino médio, participou durante dois anos de todas as atividades desenvolvidas na escola Marta da Conceição, em Cotijuba, por meio do PLVQQ. Segundo o estudante, a participação nas ações da Uepa foi fundamental para ser selecionado no concurso de redação.
“O Pará Leitura Vai Quem Quer, para mim, é um dos tijolinhos afixados na minha trajetória para que eu pudesse chegar até aqui. Aprendi a ler com seis anos e no início o que mais me interessava eram as histórias infantis e os contos de fadas. A chegada do Pará Leitura na minha vida, além de me trazer um hábito mais frequente, me trouxe o prazer, o gosto e o entusiasmo em ler cada vez mais. Toda a minha vontade, o incentivo e o acesso aos livros me trouxeram o prêmio de melhor redação do Estado, minha honra e felicidade não cambem em mim”, diz ele.
Com a seleção nacional, David e outros 26 estudantes, um de cada unidade da federação, vivenciarão o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República, em Brasília, no período de 16 a 21 de novembro.
“O lugar mais longe que fui foi no município de Vigia, essa vai ser minha primeira viagem de avião e tenho certeza que vai ser inesquecível. As expectativas são as melhores, sei que ir a Brasília é um privilégio para poucos, muitos queriam estar no meu lugar”, acrescentou o futuro universitário, que ainda está em dúvida sobre a carreira profissional jurídica ou filosófica.
Para a professora Izilda Cordeiro, idealizadora e coordenadora do Pará Leitura, as atividades têm como objetivo, também, promover a interação entre educandos, educadores e comunidade e contribuir para a formação crítica dos alunos. “Enquanto docente percebi, há 15 anos, que seria muito importante criar o projeto para atender a demanda de diversas pessoas que possuem o interesse de aprender. Crianças, jovens e adultos participam de todas as atividades proporcionadas que oportuniza a interação entre professores, futuros professores e comunidade externa”.
O PLVQQ surgiu no ano de 2009 e desenvolve, em escolas e praças atividades de incentivo à leitura, educação ambiental e lazer. Em 2012, o projeto vinculou-se ao Núcleo de Estudos e Extensão, Trilhas Investigativas e Práticas Sociais (Netrilhas).
Texto: Alberto Dergan, com colaboração de Miguel Alves
Foto: Ana Paula Santana