Alunos conhecem os benefícios da mobilidade acadêmica

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 27/05/2014 - 00:00
Como ter experiências em outros países pode contribuir para o crescimento profissional? Na manhã desta terça-feira (27), a Coordenação de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Pará (Uepa) respondeu a essas e a outras dúvidas dos alunos de graduação da Universidade, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), em Belém. As possibilidades de mobilidade internacional e a importância da proficiência em línguas estrangeiras também foram destacadas.

Gabriela Regina Pinto é aluna do primeiro semestre do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Uepa e busca, na mobilidade internacional, o seu aprimoramento na língua inglesa. “Eu tinha interesse mesmo antes de entrar na Universidade, e esta é uma chance de conhecer as inúmeras possibilidades que a Uepa oferece. Pretendo ir aos Estados Unidos e aposto que esse será um diferencial na minha carreira”, afirma a estudante.

Hoje, a Uepa estabelece termos cooperativos com Irlanda, China, Canadá, Portugal e Bélgica, que facilitam o trânsito de alunos paraenses para instituições nesses países, além de participar de consórcios com instituições da Inglaterra e da França e do programa Ciências sem Fronteiras, do Governo Federal.

Para a coordenadora de Relações Internacionais da Uepa, Luzia Jucá, a formação em línguas estrangeiras e a busca por editais em instituições de excelência nas suas áreas de estudos são etapas de preparação fundamentais para garantir a tranquilidade em todo o processo. “Essa é uma experiência diferenciada que os alunos podem aproveitar. Vale ressaltar que o aluno precisa se interessar pela mobilidade antes mesmo de abrirem os editais, procurar as instituições que tem interesse e a língua do país para o qual pretende ir. Dessa forma, as chances de garantir uma bolsa crescem e a Uepa dará todo o suporte para isso”, destacou.

Na ocasião, representantes do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU), da Universidade da Flórida e da Aliança Francesa apresentaram as possibilidades do estudo de línguas estrangeiras e dos critérios de aceitação dos estudantes brasileiros.

Até o início deste ano, a Uepa já articulou o intercâmbio acadêmico de mais de 170 alunos de graduação para instituições de fora do país. O curso de Engenharia de Produção é o que mais envia alunos para o exterior, somando 48 estudantes, seguido pelo curso de engenharia Florestal, com 41, e Medicina, com 34 alunos. Estados Unidos, Canadá e Irlanda são os principais destinos dos graduandos da Uepa.

Ainda em 2014, a instituição deve concretizar sua participação no programa Erasmus Mundus, na União Europeia, que prevê um edital próprio de mobilidade para países europeus e um acordo com o banco Santander para a concessão de bolsas de mobilidade a países íbero-americanos.