Alunos da Uepa recebem Prêmio de Melhor TCC

Enviado por Wesley Lima em Qua, 04/12/2019 - 02:52

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Coordenação de Programas e Projetos (CPP) e Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (DDE), realizou a solenidade de premiação dos trabalhos inscritos no Prêmio Melhor TCC na última quarta-feira, 4 de novembro, no Centro de Ciências Socais e Educação (CCSE) da Instituição. A homenagem premia os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) elaborados pelos egressos das graduações das áreas da saúde, educação e tecnologia que tenham participado do processo de seleção das produções acadêmicas.

Este ano o evento chegou à sua 15ª edição reconhecendo o esforço dos concluintes aprovados com, no mínimo, média nove. Ao todo, foram 87 alunos premiados, incluindo 1º, 2º e 3º lugar, dos 126 cursos dos 17 campus interiorizados nos municípios paraenses.

"Para os alunos isso signfica o reconhecimento, para a Uepa o cumprimento do príncipio do mérito e do autoconhecimento que as pessoas precisam para ingressar na Universidade. Além de incentivar outros desdobramentos em trabalhos de pesquisa, em publicações em revistas, mestrado, doutorado e isso é bom para comunidade acadêmica e para ciência", explicou o reitor da Uepa, Rubens Cardoso.

Para a pedagoga Danielle Mabel, coordenadora de programas e projetos da DDE e PROGRAD, a premiação dos estudantes representa a materialização das ações e resultados das atividades da Uepa. “Um grande avanço da Universidade no que diz respeito à concretização do nosso tripé: ensino,  pesquisa e extensão, o que traz a possibilidade de nossos egressos ganharem representatividade no universo acadêmico, assim como, também, no mercado de trabalho”, disse ela.

Além disso, Danielle Mabel destacou também que os que almejam estar entre os  futuros vencedores devem saber que é necessário ter um equilíbrio na associação do conhecimento abstrato e a execução. “Os alunos que anseiam pelo prêmio devem saber que além de seu papel como estudante e pesquisador, não se deve dissociar a teoria acadêmica da prática, ou seja, atuar dentro do contexto que vivem e atuam”, pontuou a pedagoga.

Lana Macêdo, diretora de Desenvolvimento do Ensino, esclarece que o Trabalho de Conclusão de Curso não é enxergado como um mero trabalho, mas como uma corolário que envolve os conhecimentos e esforços diversos desenvolvidos, de maneira mútua, pela instituição e alunos. E que o prêmio vem para valorizar todos os envolvidos: discente, orientador e o curso no qual estão inseridos. "O objetivo é a valorização do trabalho que é fruto de todo um conjunto das várias etapas da graduação, porque entendemos que o trabalho de conclusão de curso não é apenas o trabalho final, mas o resultado dos anos de estudo que o aluno desenvolve e atua na universidade", declarou a diretora.

Ana Paula Sarmanho e Larissa Cruz desenvolveram o TCC "Terapia Ocupacional e Ocupações Infantis: A Educação na Primeira Infância" no curso de Terapia Ocupacional, orientado pela professora Débora Folha e foram premiadas em primeiro lugar. "As pernas ainda estão bambas, é maravilhoso representar o curso e foi uma experiência incrível de construção desse trabalho junto com a minha dupla Larissa e com a professora Débora. É uma inciativa muito positiva da Uepa, uma premiação dessa desperta a vontade da gente continuar na pesquisa", explicou a discente Ana Paula.

O curso de Licenciatura Intercultural Indígena - Ciências Humanas e Sociais foi representado pelo Takaktyx Kayapô que com o trabalho "Menire Biôk: A Festa das Mulheres como Estrutura de Integração Social", orientado pelo professor Jefferson Siade, recebeu o prêmio de terceiro lugar. "Eu fiquei muito honrado e feliz, porque estudei bastante, e foi cansativo, mas no final valeu todo o esforço. Me sinto muito feliz", disse Takaktyx.

Texto: Wesley Lima e Letícia Aleixo

Foto: Marcello Sarmento