Alunos de Enfermagem e Fisioterapia participam de Cerimônia do Jaleco

Enviado por Daniel Leite em Sex, 13/08/2021 - 21:12

Os cursos de Fisioterapia e Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizaram na última quinta, 12, e sexta-feira, 13, a Cerimônia do Jaleco para 76 discentes que ingressaram nas duas graduações no segundo semestre de 2020 e no primeiro semestre de 2021. A Cerimônia foi realizada no auditório da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), no Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS).

A investidura do jaleco foi realizada para 40 discentes da Enfermagem e 36 da Fisioterapia e é uma etapa significativa da formação profissional, pois simboliza a iniciação no curso e a responsabilidade com a ética e a postura na profissão.

Em ambos os eventos, os discentes estiveram acompanhados dos respectivos paraninfos e familiares, que compareceram para prestigiar. Também houve uma breve apresentação sobre a importância do jaleco e o uso correto, conforme a Lei nº 14.466/2011, que proíbe o uso do equipamento em ambientes externos aos da prática profissional.

Enfermagem

Presente à Cerimônia, a vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana, afirmou que o momento é pontual na carreira acadêmica e profissional. Segundo ela, a Uepa está pronta para acompanhar os discentes em todos esses trajetos. “Celebro junto com nossos alunos esse momento de amadurecimento ao receber o jaleco e aproveito para dizer que a Universidade não medirá esforços para oferecer o melhor para todos os discentes durante a sua formação e até o início da carreira profissional”, afirmou.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem da Uepa, Margareth Bittencourt, o recebimento do jaleco marca tanto os discentes quanto seus familiares e é um ato que reafirma a escolha profissional dos discentes com a área da saúde. “Hoje a vitória é dos nossos alunos, mas também dos seus familiares, além de carregar por meio do símbolo do jaleco a certeza que eles tiveram ao escolher um curso na área da saúde”, comentou.

O evento ainda teve uma apresentação sobre a simbologia da lâmpada para o campo da enfermagem, além de uma demonstração da bandeira da Escola de Enfermagem Magalhães Barata.

Para o discente do curso de Enfermagem da Uepa e representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem, Wesley Dias, os alunos receberam um dos principais instrumentos de trabalho e que, também, é um recurso de proteção profissional. “Receber o jaleco é emocionante, pois afirma intimamente que já somos enfermeiros, assim como, também, será um equipamento de proteção individual que irá acompanhar os discentes a sua carreira profissional inteira”, disse.

A Cerimônia do Jaleco de Enfermagem contou com a presença do representante do Departamento de Enfermagem Hospitalar, Alzinei Simor; da chefia do Departamento de Enfermagem Comunitária, Maria Liracy Batista; e da discente do Centro Acadêmico de Enfermagem Wanda Aguiar, Rita de Cassia Soares.

Fisioterapia

A cerimônia do jaleco de Fisioterapia contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Jofre Freitas; da coordenadora do curso, Erica Feio; da representante dos discentes, Ana Letícia Cardoso, edo coordenador geral e coordenador de assuntos estudantis do Centro Acadêmico de Fisioterapia José Manoel Reis, Carlos Arthur Silva e Breno Victório Costa, respectivamente.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Jofre Freitas, a Uepa está preparada para dispor de diversos projetos de extensão, ensino e assistência para os cursos da saúde, os quais são os alunos devem participar. “Devemos olhar para as Universidades Públicas com afeto e defender tudo que ela pode oferecer para nossa comunidade e hoje os discentes que receberam o jaleco estão dando um importante passo nas suas vidas e além deles temos muitos outros dentro da Uepa, que eles podem seguir, tais como os projetos institucionais de extensão, ensino e assistência”, ponderou.

Para coordenadora do curso de Fisioterapia, Erica Feio, o jaleco será um grande aliado dos discentes nas carreiras profissionais. Ela aproveitou para colocar a coordenação à disposição no que tange o acompanhamento acadêmico. “O jaleco vai ser o maior companheiro dos discentes dentro dos seus ambientes profissionais e nós da coordenação estamos todos os dias disponíveis para ajudar em tudo que eles precisarem na trajetória de sua formação até o mercado profissional”, falou.

Para a discente do curso de Fisioterapia, Ana Letícia Cardoso, a cerimônia do jaleco marca um momento de amadurecimento dos discentes em relação à profissão. “Hoje muitos se emocionaram ao receber o jaleco, pois é um marco no amadurecimento de cada um na busca pela formação profissional”, afirmou.

O evento ainda teve uma premiação realizada pela comissão organizadora da semana do calouro e os discentes que tiveram melhor desempenho individual receberam presentes.

Texto e fotos: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)