Alunos de Engenharia Ambiental realizam ciclo de palestras

Enviado por Marilia Jardim em Ter, 02/02/2021 - 12:12

O Dia do Engenheiro Ambiental, celebrado em 31 de janeiro, e os 22 anos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade do Estado do Pará (Uepa), foram comemorados com um ciclo de palestras, realizado na tarde de 1º de fevereiro, no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT). A atividade foi uma iniciativa dos alunos do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária (Caeas) e reuniu professores e profissionais da área.

A programação começou com uma roda de conversa com a presença da coordenadora do curso, professora Aline Sardinha. Ela apontou as recentes mudanças na grade curricular da graduação, que passou a ser de Engenharia Ambiental e Sanitária, e sobre as adaptações e atribuições com a nova titulação. Em seguida, o egresso da primeira turma de Engenharia Ambiental da Uepa, professor Rodolfo Pereira, contou um pouco sobre a sua trajetória e apontou os três grandes eixos que os futuros profissionais poderão atuar - Legislação, Avaliação de Impacto e Gestão. Além de avaliar os desafios dos professores, Rodolfo também levantou a questão da problemática da gestão de resíduos sólidos em Belém.

A coordenadora do Laboratório de Educação Ambiental, Denise Torres, trouxe um pouco da história do tema da Educação Ambiental dentro do curso de Engenharia e apontou que a preocupação com o meio-ambiente é motivada pelo bem coletivo, pelas gerações futuras e pelo que se pode oferecer aos outros, por isso as ações de extensão são fundamentais para os estudantes, pois é um momento gratificante, em que eles podem sair da sala de aula e ter um aprendizado mais interativo. Para finalizar a primeira etapa do evento, a professora Elzelis Müller contou sobre a sua experiência acadêmica, comentou sobre atuação na docência e sobre a oportunidade de ver o crescimento e desenvolvimento do aluno em contato com todos que fazem parte da comunidade acadêmica, de maneira interna ou externa.

A transmissão do evento foi realizada pelas redes sociais do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária. Os participantes puderam interagir e mandar perguntas, a todo o momento, durante as falas dos palestrantes. As dúvidas eram respondidas nos intervalos dos discursos dos participantes. O espaço do chat também foi local para compartilhar elogios à organização do evento, que atraiu não apenas os estudantes da graduação, mas também interessados na área.

A diretora do CCNT, professora Eliane Coutinho, participou de forma on-line e destacou o papel do gestor dentro da universidade, como responsável por proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável para todos. O professor Sandro Mesquita comentou sobre a criação do curso e os desafios do CCNT e explicou que “o processo de concepção do curso mostra um projeto visionário na construção do Centro”. A engenheira ambiental formada pela primeira turma, Ricelly Maia, apontou as dificuldades de não ter tido referências ao terminar a graduação. “Fomos cobaias na primeira turma, mas nada disso influenciou a profissional que eu me tornei. Independente das dificuldades, você pode fazer a diferença e fazer diferente daquilo que você busca”.

Para encerrar a programação, o pró-reitor de Gestão e Planejamento e docente do curso, Carlos Capela, comentou que o aniversário do curso tem um valor muito significativo para a Universidade. Ele também abordou sobre a migração da docência para o cargo de gestão, apontando que o professor também tem funções de gerir a sala de aula. “Imagina fazer um trabalho de levantamento de um conteúdo em constante atualização. A gente não pode deixar de fazer isso para formar profissionais super capacitados para o nosso dia a dia”, finalizou.

Os ouvintes do Circuito de Palestras receberão certificação pela participação no evento. Toda a programação está disponível no canal do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária no YouTube. Os alunos que não puderam assistir à programação ao vivo, ainda podem receber atestado com carga horária com o envio de resenha sobre as apresentações para o e-mail uepacaea@gmail.com. Todas as informações também estão no Instagram do Centro Acadêmico.

Texto e fotos: Marília Jardim (Ascom Uepa)