Alunos de Licenciatura participam de minicurso no Planetário

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 28/05/2014 - 00:00
Até o dia 29 de maio, o Centro de Ciências e Planetário da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza o minicurso Introdução ao Geogebra e ao Modellus. A atividade é voltada para os alunos dos cursos de Licenciatura da Uepa e realizada no próprio Planetário.
 
Com o objetivo de promover a interação entre os cursos de Licenciatura Plena em Matemática, Física, Química e Biologia, o minicurso visa o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação de práticas pedagógicas por meio do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), equipamentos materiais e virtuais que podem contribuir com o papel do professor em sala de aula.
 
Os softwares Modellus e Geogebra são exemplos TIC, visto que um deles é voltado para as áreas de Matemática, Física, Biologia e Química, e outro mais para a Geometria. A ministrante e professora da Uepa, Eliana Ruth Silva, explica que com as ferramentas, os alunos tem a oportunidade de vivenciar a interdisciplinaridade. “Nós estamos trabalhando com a formação inicial do professor. O foco é dar a ferramenta para que o professor que está se formando chegue na sala de aula e tenha um aparato a mais, para sair do tradicional. Os softwares podem ser utilizados em mais uma disciplina”, destaca.
 
Na área da matemática, por exemplo, as equações algébricas são transformadas em gráficos e fazendo isso, o aluno consegue observar a disciplina em movimento nas outras áreas. “A matemática aplicada em outras áreas é uma forma dinâmica de trabalhar a modelagem computacional”, explica a professora Eliana que coordena o minicurso ao lado da professora Dulcimar brito.
 
Segundo a diretora do Planetário, Sinaida Vasconcelos, esta atividade é de extrema importância para a formação dos alunos. “Este minicurso traz discussões e ferramentas importantes para serem ampliadas no ensino e na pesquisa nas áreas de Ciências Naturais e Matemática”, ressalta.
 
O minicurso é uma das atividades que compõem o Projeto Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life), lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A proposta é proporcionar um ambiente de aprendizagem plural e estimular a articulação entre conhecimentos, práticas e tecnologias educacionais em diferentes cursos de Licenciatura. A coordenação do Projeto informa que oProjeto Life prevê também as formações dos professores do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB), semestralmente. No intervalo, serão oferecidas oficinas ou minicursos envolvendo o uso de tecnologia na educação.