Alunos de Medicina da Uepa doam sangue no Hemopa

Enviado por Ize Sena em Qua, 04/02/2015 - 00:00
A Fundação Hemopa recebeu a visita de 47 alunos do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa) na manhã da última terça-feira (3). Os universitários assistiram a palestra sobre as principais atividades desenvolvidas pelo hemocentro e a importância da participação da sociedade na doação de sangue e cadastro de medula óssea. Em seguida, alguns deles doaram sangue e outros efetivaram cadastro para medula óssea.
 
Taynah Cascass Puty, 21, aluna do quinto período e uma das organizadoras da visita, disse que a ida ao hemocentro faz parte das atividades que a International Federation of Medical Students Assossiactions of Brazil (Ifmsa) faz junto aos comitês estudantis. A Ifmsa atua em todo o território nacional e mundial, e no Pará há dois comitês, um na Uepa e outro na Universidade Federal do Pará (UFPA).
 
Para o universitário Denílson José Silva Feitosa, 19, a palestra foi proveitosa. Logo após o evento, ele fez a primeira doação voluntária de sangue. O futuro médico chamou atenção para a consciência que as pessoas devem ter ao doar sangue. “Esse ato salva vidas. O doador de sangue precisa ser responsável’’, disse.
 
A gerente de Captação de Doadores do Hemopa, Juciara Farias, parabenizou a iniciativa dos estudantes. “Os jovens estão mais engajados em ações sociais em favor do bem estar da coletividade”, frisou, lembrando que o hemocentro tem parceria com universidades públicas e privadas. “Estamos na época do Trote Solidário, que é a comemoração da vitória no vestibular de forma muito generosa: a doação de sangue”.
 
Instituições interessadas em firmar parceria para o Trote Solidário podem entrar em contato com o Hemopa pelo telefone (91) 3224-5048, de segunda a sexta, das 7h30 às 18h e aos sábados, de 7h30 às 17h. A próxima mobilização dos universitários da Uepa será neste domingo (8), no bloco carnavalesco Filhos de Glande. Eles vão aliar diversão e ação educativa com distribuição de material educativo e de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) junto aos foliões.
 
O Hemopa também promove a campanha ''No Carnaval, use a fantasia de salva-vidas. Doe sangue'', de 7 a 13 deste mês, com o objetivo de formar estoque estratégico para atendimento transfusional do período carnavalesco. A ação tem várias parcerias. Uma delas é o ''I Re x Pa da doação de sangue/ 2015''.
 
Podem doar sangue candidatos com boa saúde, que tenham entre 16 anos e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menor de 18 anos pode doar somente com autorização dos pais ou responsáveis. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três meses.
 
A Fundação Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos. A coleta é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao shopping Castanheira, e funciona no mesmo horário do Hemopa. Mais informações pelo telefone 0800-2808118.
 
Texto: Sérgio Moraes/Ascom Hemopa
Edição: Ize Sena
Foto: Divulgação