Alunos e professores do PPGEECA recebem formação da Capes

Enviado por Ize Sena em Seg, 08/02/2021 - 13:01

Ocorreu na última sexta-feira, 5 de fevereiro, uma palestra ministrada pela coordenadora adjunta dos Programas Profissionais da Área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Ivanise Maria Rizzatti, para os alunos e professores do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - PPGEECA, da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

A palestra deu-se em formato remoto, e teve como pauta principal a análise, adaptação e o desenvolvimento dos produtos educacionais. A representante da Capes discorreu também sobre a importância e crescimento dos programas de pós-graduação em nível de mestrados e doutorados no Brasil e, principalmente, na região norte.

A professora Ivanise Rizzatt pontuou ainda que essas formações são de grande importância para quem participa de programas de mestrado e doutorado porque gera discussões comuns, e assim, criam uma interação necessária entre os docentes.

Segundo a palestrante é importante lembrar que todos precisam de formação para formar futuros profissionais. “A gente precisa pensar o seguinte: eu estou formando pessoas só que eu também preciso receber essa formação para saber como formar pessoas. Quando a gente fala em formar professores, isso toma uma dimensão muito maior”, analisou Ivanise.

O coordenador do PPGEECA, Ronilson Souza, ressalta a importância de formações para os alunos e professores do mestrado. “Hoje foi um dia de grande oportunidade de formação docente e discente para o Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências da Amazônia. A professora Ivanise trouxe reflexões da pesquisa em ensino de ciências aplicada no âmbito dos mestrados profissionais, tirando aas dúvidas sobre desenvolvimento, aplicação e validação do produto/processo educacional, bem como exemplos de inserção social", avaliou Ronilson.

Texto: Sandy Brito (Ascom Uepa)