Existem diversas atitudes que as pessoas podem tomar para fazer com que o mundo se torne mais sustentável, de modo a fazer a diferença no futuro da Terra e da humanidade. Uma das questões mais fundamentais e urgentes em termos de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente diz respeito a encontrar formas de reduzir o lixo que é descartado. Para estimular boas práticas, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental (CAEA) e com a colaboração do Laboratório de Educação Ambiental (LEA) e do Projeto de Gestão Uepa Ambiental, realizou nesta terça-feira, 4 de junho, a oficina-ação de educação ambiental Se plantas mudas, plantas mudanças.
Como parte da II Semana do Meio Ambiente do Centro e com o objetivo de promover a conscientização ambiental, os alunos realizaram plantações de mudas no ponto onde o lixo era acumulado. O presidente do CAEA e estudante da Uepa, Felipe Silva, destacou que a experiência do aluno para fora da sala de aula é um dos principais objetivos da ação. “Nós esperamos que as pessoas deem valor na educação ambiental, pois ela tem importância na vida das pessoas. Quando o ser humano consegue enxergar o valor daquele local, ele consegue se apropriar e ver que aquilo também é dele e percebendo como ele pode cuidar e deixar mais bonito”.
Além do curso de Engenharia Ambiental, a oficina contou com a participação dos alunos de Design na elaboração de artes gráficas de caráter ecológico no muro da Escola Magalhães Barata, situada na esquina onde ocorreu a ação ambiental. “O professor Alacy nos convidou para essa ação, onde ele nos explicou que aqui tinha muito acúmulo de lixo e queria que nós fizéssemos uma arte para mostrar a população que isso pode ser mudado. Os lixos que jogamos não vão parar só nos lixões, também vai parar nos oceanos e vamos ter que aguentar as consequências, animais estão morrendo, depois somos nós. Espero que ação funcione bem”, contou a aluna, do 4º ano, Alayna Navegantes.
A ação da Universidade também teve a presença do reitor Rubens Cardoso. O gestor teve a oportunidade de ver de perto todo o trabalho dos alunos e parabenizou a todos pela ação. “A iniciativa mostra que devemos ter e fazer parte das questões da ambiência e melhoria da qualidade da mobilidade que nós temos e da proximidade que temos das escolas, mostrando para a comunidade do entorno que é possível realizar uma ação que beneficie o coletivo” acrescentou.
II Semana do Meio Ambiente: A Universidade do Estado do Pará (Uepa) por meio do Centro Acadêmico de Engenharia (CAEA) realiza no dia 5 de junho, o ciclo de palestras com o tema Educação Ambiental como Ferramenta de Preservação da Vida, a partir das 8h, no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), localizado na travessa Enéas Pinheiro, 2626, no bairro do Marco, em Belém. A programação contará com mesa de abertura e palestras, como educação ambiental na gestão de resíduos sólidos, tecnologias sociais como ferramenta de educação em saúde ambiental, educação ambiental como ferramenta para a conservação e prevenção da fauna silvestre amazônica e entre outros.
Texto: Viviane Nogueira
Foto: Marcello Sarmento