Alunos participam de workshop sobre aleitamento materno seguro

Enviado por Daniel Leite em Qui, 12/08/2021 - 06:54

Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com a Sociedade Paraense de Pediatra (Sopape), encerrou na última quarta-feira, 11, o workshop Aleitamento Materno Seguro, realizado no segundo andar da Policlínica Metropolitana do Pará, para discentes de cursos da área da saúde, em função da campanha Agosto Dourado, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.

workshop contou com professores, tutores, alunos da graduação e pós-graduação, residentes, uma equipe de profissionais da saúde escolar da Sopape e a Liga Acadêmica de Pediatria da Uepa, totalizando 63 inscritos, sendo 50 do curso de Medicina, 11 de Enfermagem, 1 de Fisioterapia e 1 de Fonoaudiologia.

Segundo a professora do curso de Medicina da Uepa e coordenadora do Departamento de Saúde Escolar da Sopape, Marcia Maciel, a escolha pelo tema do aleitamento materno foi feita em função da campanha Agosto Dourado incentivar à amamentação de qualidade. “O aleitamento materno é muito mais que uma fonte de alimento para o bebê, é um recurso imunobiológico cheio de anticorpos que favorecem tanto o neném como a mãe e, até o meio ambiente, e também aumenta o vínculo parental e ajuda o crescimento neurocomportamental”, afirmou.

O evento contou com participação de alunos da Uepa e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) da Região Metropolitana Belém (RMB). A programação inclui seis estações de trabalho, divididas em três temas: método canguru, metas de segurança e aleitamento materno seguro.

Segundo a coordenadora discente e aluna do terceiro semestre de Medicina da Uepa, Allana Garcia, o workshop foi idealizado diante da necessidade de capacitar os estudantes para realização de um atendimento humanizado e profissional para mães e seus rebentos. “O objetivo em participar deste workshop é para que possam nos capacitar para oferecer um serviço mais completo para mães e seus filhos e assim ambos possam vivenciar uma amamentação segura e com tranquilidade”, comentou.

Texto e foto: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)