Começa hoje, 16 de março, o curso gratuito de orientação para cuidadores de idosos, promovido pelos alunos da graduação em Medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com o hospital Cynthia Charone, em Belém.
O evento é uma realização do projeto dos alunos denominado Cuida!DOSO, vinculado à organização não governamental International Federation of Medical Students’ Association (IFMSA), junto com Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI) da Uepa.
Os estudantes verificaram a carência de capacitação durante as práticas de atendimento hospitalar e domiciliar. “Percebíamos que os idosos chegavam desacompanhados ou com pessoas que não sabiam sobre o histórico de saúde deles. Além da capacitação, estamos desenvolvendo uma pesquisa científica para traçar o perfil dos cuidadores, quanto ao conhecimento deles sobre as síndromes geriátricas, a qualidade de vida e associar esses fatores ao nível de dependência dos idosos”, explica Paulo Victor Corrêa, aluno do 5º semestre de medicina.
De acordo com a coordenadora do projeto, Niele Moraes, que também está à frente do NAI, o curso orienta os participantes sobre os principais problemas do envelhecimento. “Para que estejam aptos a prevenir e detectar precocemente algumas ocorrências para encaminhá-los para um tratamento adequado”, explica Niele. “Além dos cuidados aos idosos, o curso reforça a importância do acompanhamento médico e psicológico dos próprios cuidadores”, conclui.
O curso será ministrado em módulos que abordam entre os temas a saúde mental do cuidador, a incapacidade cognitiva, a instabilidade postural e imobilidade, a incontinência urinária e a iatrogenia. Ainda neste primeiro semestre deve ser ofertada uma nova turma. Mais informações no e-mail projetocuidaidoso@gmail.com
Texto: Dayane Baía/Nailana Thiely
Foto: Nailana Thiely