Alunos utilizam ferramentas de gestão em ação de natal

Enviado por Dayane Baía em Seg, 18/12/2017 - 18:01

Um projeto nascido em sala de aula deu origem a sorrisos, alegria e gratidão às famílias moradoras do Canal do Tucunduba, no bairro do Guamá, e do Parque Verde, no Benguí, em Belém. O motivo foi a entrega de 220 cestas básicas e 700 brinquedos, distribuídos às duas comunidades, no último sábado, dia 16. A entrega foi realizada por alunos do terceiro e quarto ano do curso de Engenharia de Produção da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Denominado “Universidade ‘Viva’ Comunidade (Natal Feliz)”, o projeto promoveu a integração das duas turmas, em torno da realização de uma ação de Natal para as comunidades. O diferencial é que para chegar ao resultado – arrecadação dos donativos -, os estudantes utilizaram a ferramenta Canvas, para gerenciamento de projetos e a partir daí definiram o objetivo, a justificativa, as premissas, o cronograma, o orçamento, as equipes e a análise dos riscos que envolviam a ação.

“Os alunos cursaram a disciplina Gestão de Projetos, que contempla um conjunto de técnicas e práticas de apoio ao gestor para desenvolver todas as etapas de um projeto: planejamento, execução e monitoramento. Todo projeto precisa definir bem qual o produto que ele vai entregar e no caso do Natal Feliz foi definido junto com os alunos que o produto era cestas básicas e brinquedos. Para eles colocarem em prática, de fato, aplicaram os conceitos da disciplina até chegar no dia para fazer a entrega em si”, explicou o professor orientador do projeto, Antonio Batista.

O trabalho durou em torno de três meses. Entre as estratégias utilizadas pelos alunos para arrecadação de fundos esteve o uso das redes sociais para atingir o maior público-doador possível, além de coletas na Universidade e ainda uma ação nos semáforos de Belém. No sábado, a dinâmica consistiu na apresentação dos conceitos, das etapas do projeto e dos resultados pelos alunos, seguida da interação com a comunidade, momento em que foram trocadas vivências, experiências e desafios sobre a questão gerencial.

“Foi uma experiência de grande aprendizado. Pudemos sentir na prática a importância de estender o conhecimento adquirido em sala até a comunidade. Foi algo que nos faz ver além das técnicas e ferramentas que aprendemos, mostrando que acima de tudo devemos usá-las para o bem da sociedade como um todo. Além de tudo, existem as questões pessoais, sentimento de gratidão e felicidade por cada olhar recebido de uma criança feliz”, explicou o aluno, Kleyson Ramos.

Para o estudante Renato Archer, a ação foi ainda mais especial, pois além de atuar em todas as etapas do projeto, ele se vestiu de Papai Noel e recebeu o carinho das crianças. “Foi uma experiência sensacional. Não tem como esquecer as cenas que a gente presenciou, as crianças falando com o Papai Noel, pessoas falando sobre a ação. Todo mundo emocionado e tocado por tudo o que passamos naquele dia. É ate difícil conseguir expressar em palavras. A gente se esforçou ao máximo, conciliou com as demandas da Universidade, e acabou dando certo. Uma das cenas que mais me marcou foi logo na saída já ver as crianças com os brinquedos”, declarou o futuro engenheiro.

A edição 2017 surpreendeu e levou ainda um grupo de enfermeiros ao bairro do Guamá. “Em particular, a Turma de 2014 agregou um valor ao projeto porque eles mobilizaram uma equipe de saúde que deu atendimento de crianças até adultos. Foi muito importante essa complementariedade porque nós acabamos levando não apenas uma cesta ou brinquedos, mas também uma avaliação muito oportuna para aquelas pessoas que são desassistidas de atividades de saúde. Já o diferencial na turma de 2015 foi a grande quantidade de brinquedos arrecadados, quase 500. Superamos todos os recordes”, finalizou o professor.

Texto: Ize Sena
Fotos: Arquivo do Projeto