Amazônia é temática do I Encontro de Geografia

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 24/06/2015 - 00:00

O evento ocorrerá até sexta-feira (26), no horário de 8h às 19h30, no período da manhã ocorre apresentações de trabalhos e pela tarde, mesas redondas

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), promove o I Encontro de Geografia (ENGEO). O evento, voltado para alunos, professores e pesquisadores da área, ocorrerá até a próxima sexta-feira (26) e traz como temática A Geografia na Amazônia: desafios e perspectivas da pesquisa e do ensino.

A cerimônia de abertura ocorreu nesta terça-feira (23) e contou com a participação de professores convidados da Universidade Federal do Pará (UFPA), Maria Goretti Tavares e Genilton Rocha, que fomentaram discussões sobre desafios de pesquisa e ensino na Amazônia.

“A geografia é importante porque trabalha no limiar da natureza com a sociedade, podendo servir para desvendar máscaras sociais ou ainda analisar o meio ambiente, então essa relação é de extrema importância para os estudos da geografia. Hoje eu vejo a geografia, como uma ciência que ela é, estratégica e de fundamental importância para formar o ser político atual”, afirma a professora Maria Goretti Tavares.

Além de mesas redondas, a programação do evento contará com grupos de apresentações de trabalhos científicos. “Um leque de oportunidades para nós pensarmos nos nossos trabalhos de conclusão de curso, pensar em futuras pós-graduações e também fomento de conhecimentos que podem gerar artigos, novos trabalhos, debates entre os alunos, dando visibilidade ao curso de Geografia da Uepa e aos futuros profissionais”, ressalta a aluna Amanda Viana.

O Encontro ocorrerá até sexta-feira (26), no horário de 8h às 19h30, no período da manhã ocorre apresentações de trabalhos e pela tarde, mesas redondas. Confira toda a programação e mais informações sobre o I ENGEO no site www.engeo2015.com ou ainda pelo email  engeo2015@gmail.com

Texto: Miguel Alves
Foto: Renata Carneiro/Ascom-Uepa