Agitação, animação e determinação foram os sentimentos que predominaram na abertura do V Intermed Norte. O evento, organizado pela primeira vez em Belém, segue até domingo, 23 de abril, nas instalações da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Para esta edição do campeonato, são esperados aproximadamente 1.200 acadêmicos de medicina.
Estudantes, professores e convidados estiveram presentes na cerimônia de apresentação das atléticas realizada no campus de Educação Física, na manhã desta quinta-feira, 20. O reitor da Universidade, professor Juarez Quaresma, destacou a importância da ocasião. “É um momento de congraçamento e união que envolve diversas turmas de medicina dos estados do Norte e do Nordeste. O encontro é uma oportunidade de valorizar o esporte, reforçando a importância desta prática para a formação do caráter dos jovens”, afirmou.
Entre os três dias, várias Instituições de Ensino Superior (IES) da região estarão disputando medalhas e pontuações nas onze modalidades esportivas oferecidas. São elas: Natação, Peteca, Sinuca, Truco, Poker, Tênis de Mesa, Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol e Futebol Society.
Na edição Belém, a organização do Intermed ficou a cargo da Atlética Búfalos da Medicina da Uepa. Para a integrante da agremiação, Deborah Nunes, o objetivo da equipe é congregar mais pessoas à associação e a prática de esportes físicos. “Eu espero que nós possamos ter um bom desempenho durante o torneio. Nós treinamos durante vários meses e esperamos conseguir bons resultados. Além disso, pretendemos nos divertir de alguma forma, seja por meio do esporte ou das interações entre as equipes”, desejou Deborah.
O campeonato das associações atléticas busca promover a integração entre os estudantes de medicina da Região Norte, e dos Estados do Maranhão e Piauí, fomentando a prática do esporte universitário com fins educativos e competitivos. Das 22 faculdades cadastradas na disputa, três estão representando a Uepa: a Associação Atlética de Medicina Brutamed, de Santarém; a Associação Atlética Águias da Med, de Marabá; e a Atlética Búfalos da Medicina, de Belém.
Durante o evento esportivo e cultural, muitos alunos vão poder conhecer um pouco da popularmente conhecida ‘Cidade das Mangueiras’. O estudante Lucas Araújo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), é um deles. “Uma das coisas boas do Intermed é que, além da prática de esportes, nós podemos conhecer novas pessoas e novos lugares. Nós nunca tínhamos vindo a Belém e essa está sendo uma ótima oportunidade para explorar a cidade”, pontuou.
Desta maneira, o torneio segue cumprindo uma das principais metas relacionadas ao ato de competir e confraternizar-se. Para a acadêmica da Uepa, Alana Nassar, fazer parte desse momento traz muitos benefícios. “Ao estarmos participando das atléticas, nós temos uma integração muito maior com os nossos colegas de curso. O compartilhamento de experiência e a oportunidade de melhorar a qualidade de vida são um dos principais ganhos em envolver-se nisso”, enfatiza.
Intermed Norte
A primeira edição do Intermed Norte foi realizada no ano de 2013, na cidade de Palmas, sob a organização da Atlética Absoluta, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O torneio teve como modelo o tradicional evento esportivo disputado no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No ano seguinte, a competição ocorreu no município de Porto Nacional, também no Tocantins.
Em 2015, a cidade de São Luís, no Maranhão, sediou a III edição do Intermed. Ano passado, o encontro retornou ao estado de Tocantins. A localidade de Gurupi ficou responsável por organizar a quarta edição do Intermed Norte.
Este ano, a Uepa sedia a disputa entre as atléticas. Para os interessados em fazer parte dessa animação, basta se dirigir ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) ou o campus de Educação Física. A entrada gratuita para a torcida.
Texto e fotos: Marcus Passos