Aprovados na Uepa participam de acolhida

Enviado por Fernanda Martins em Qua, 08/02/2017 - 17:24

O calouro do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) teve na manhã de hoje, 8 de fevereiro, uma calorosa recepção por parte da gestão do Centro e dos coordenadores de cursos. Centenas de novos alunos compareceram para a cerimônia de boas-vindas, que falou um pouco mais sobre o funcionamento do campus e a estrutura disponível para eles. Até o final desta semana, todos os campi da Uepa realizam programações de acolhimento aos estudantes.

O auditório Paulo Freire ficou pequeno para acomodar tanta gente. A ansiedade e expectativa eram visíveis no olhar de cada um daqueles que tiveram seu primeiro contato com a vida acadêmica. “Estou sentindo esse clima de emoção dos calouros e não vejo a hora das aulas começarem”, disse o estreante do curso de Matemática, Rodrigo Lobato, de 19 anos. Ele tentava há dois anos ingressar na Uepa e sempre teve fascinação pela área de Exatas.

A caloura do curso de Geografia, Naiara Rocha, de 17 anos, conquistou a aprovação já na primeira tentativa e também confessou ter muitas expectativas em relação à sua vivência na universidade. “Um amigo me dizia que quando você chega no Ensino Superior, o clima é outro. Eu já percebi desde agora que ele está certo”, resumiu ela, que vai decidir ao longo do curso como pretende desenvolver sua futura carreira.

O diretor do CCSE, Anderson Maia, recebeu e deu orientações aos candidatos. Ele relembrou seus anos de graduando, quando se alinhou ao movimento de lutas por direitos estudantis e aconselhou os calouros. “Nosso Centro tem a vocação para a licenciatura e vocês serão os futuros professores. Por isso, vivam a universidade da forma mais intensa possível, para que possam se tornar profissionais com compromisso na formação de uma sociedade mais justa. Tratem seus alunos como sujeitos e não como objetos da educação”, disse.

A pró-reitora de Extensão em exercício, Ana Telma Monteiro, ressaltou que sua sala está de portas abertas para receber os novos alunos. “A Proex sempre trabalha junto com os estudantes e os acolhe hoje com muita afetividade. Que eles busquem sempre trilhar um caminho de socialização dos saberes. Esperamos que os calouros busquem engajamento nos projetos de extensão e estaremos aqui para recebê-los”, convidou.

O coordenador do curso de Filosofia, Manoel Moraes, observou que os calouros vivem agora uma nova fase da vida, que exigirá deles uma nova postura. “O aluno deve assumir um comportamento de autonomia, pois hoje integra uma instituição internacional. Ele será o responsável por construir a sua vida acadêmica, não a universidade”, ponderou.

O coordenador do Diretório Central dos Estudantes, João Malcher, pediu engajamento dos calouros. “Nenhum direito é concedido aos estudantes, tudo chega através da luta. A Uepa é uma universidade maravilhosa, com alunos, professores e servidores muito bons, mas não é livre de problemas. Por isso, estaremos aqui para buscar e manter o direito de todos. Nos procurem e participem”, convocou. O evento de acolhimento seguiu durante todo o dia, com visitas às coordenações e até a primeira refeição no Restaurante Universitário. Amanhã e depois, os Centros Acadêmicos preparam programações específicas para apresentar suas atividades aos calouros.

Confira a programação de acolhimento aos calouros nos demais Campi:

Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT)

Nesta quarta-feira, 9, a Direção do CCNT deve recepcionar os aprovados a partir das 9h. A agenda inclui a apresentação do vídeo institucional da Uepa e de informações sobre o campus e os cursos de Bacharelado em Design e as graduações em Tecnologia de Alimentos, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Florestal e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Estão previstas também palestras sobre o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nitt), a Incubadora de Empresas (Ritu) e a Holística, Empresa Junior de Engenharia e Tecnologia da Uepa.

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)

A agenda do CCBS ocorre desde a última segunda-feira, 6, e é realizada pela coordenação de cada curso: Medicina, Enfermagem, Educação Física, Biomedicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.  Entre as atividades estão previstas palestras, oficinas, minicursos sobre as futuras áreas de atuação dos aprovados. Também devem ocorrer atividades culturais, a cerimônia do jaleco no curso de Enfermagem, o trote solidário e um almoço de integração para os calouros de Medicina.

Texto: Fernanda Martins e Dayane Baía

Fotos: Nailana Thiely