Astronauta Marcos Pontes visita o Planetário

Enviado por Fernanda Martins em Ter, 24/10/2017 - 14:17

O Centro de Ciências e Planetário da Universidade do Estado do Pará (Uepa) se viu mais perto das estrelas com a visita do único astronauta do hemisfério sul, o brasileiro Marcos Pontes. Em Belém para participação na abertura da 8ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Pontes dedicou a manhã de hoje para conhecer a dependências do espaço e inspirar cerca de 80 crianças de escolas públicas paraenses a voos mais altos.

O astronauta foi recebido pela diretora do Planetário, Sinaida Vasconcelos, e ficou emocionado com o trabalho realizado no local. “Isso aqui é um maravilhoso. É um sonho meu encontrar um espaço como este em cada pedaço do Brasil. O investimento é baixo diante do retorno enorme para o país”, declarou ao saber que o Planetário está entre os museus mais visitados da América Latina. “Ciência e tecnologia fazem sucesso”, acrescentou.

Após conhecer o Centro de Ciências, Pontes fez uma breve palestra para as crianças na cúpula Kwahary. Vindo de família pobre e oriundo de ensino público, o astronauta plantou a semente na cabeça dos jovens. “Meu pai era serviços gerais e minha mãe era escriturária pública. Eu era mais um moleque brincando na rua e ali, alguém poderia dizer que eu jamais chegaria aonde cheguei”, relembrou ele, que credita aos estudos todo o sucesso que obteve.

“Minha mãe me disse quatro coisas que me ajudaram muito: estude, trabalhe, persista e faça sempre mais do que é esperado de você. Os estudos devem fazer parte de toda a sua vida, pois quanto mais conhecimento a pessoa tiver, mais alto ela chegará”, aconselhou. Antes de iniciar a sessão de cúpula especial, o astronauta respondeu perguntas da platéia e falou sobre curiosidades da vida no espaço.

As crianças que acompanharam a visita fazem parte do projeto Segundo Tempo, da Marinha do Brasil. “Essa foi uma experiência muito engrandecedora para as crianças, pois elas aprenderam que o astronauta teve um inicio parecido com o de muitas delas. Isso ajuda a mudar a percepção de que o futuro é limitado. Se ele chegou, elas também podem”, resumiu um dos monitores do projeto, Sandro Gurjão.

Para a diretora do Planetário, o momento foi histórico. “Recebemos hoje aquele que é referência absoluta em termos de astronomia no Brasil. Foi muito marcante perceber o reconhecimento dele ao nosso trabalho, com a proposta de parceria entre o Planetário e a Fundação Marcos Pontes. Além disso, o contato dele com as crianças foi inspirador”, avaliou Sinaida.

FEIRA

A Uepa terá atividades e palestras durante a 8ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com o tema “A Matemática está em tudo”, a programação integra uma mobilização nacional que busca promover o diálogo entre a comunidade científica e a sociedade, em especial crianças e jovens. O evento inicia hoje e segue até 26 de outubro, na Estação das Docas, em Belém.

Para mais imagens da visita, clique aqui.

 

Texto: Fernanda Martins

Fotos: Nailana Thiely