Atividade no CCBS envolve calouros da Saúde

Enviado por Ize Sena em Qui, 18/02/2016 - 13:22

Assumir a missão de trabalhar com a saúde e cultivar condutas éticas. Essa foi a mensagem transmitida nesta quinta-feira, 18, aos calouros dos cursos de Saúde da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A Atividade Integrada ocorreu no auditório da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Campus II, na travessa Perebebuí, Marco.

O evento contou com a participação dos calouros de Educação Física, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Terapia Ocupacional. Durante a atividade, houve um momento de saudação, em que a direção do CCBS e os coordenadores dos cursos falaram sobre o que se espera dessas novas turmas. Também foi exibido um vídeo do reitor da Uepa, Juarez Quaresma, desejando as boas-vindas aos calouros.

De acordo com a diretora do CCBS, Ilma Pastana, nessa recepção dos calouros, os cursos, os centros acadêmicos e a direção consideraram a importância de trabalhar em equipe e com toda a área da Saúde. Segundo ela, esperam-se dos novos alunos inovação e interesse. “As expectativas são as melhores, pois passaram por uma seleção rigorosa, já que os cursos de Saúde foram os mais concorridos. Portanto, são exigentes. Eles têm demonstrado isso nessa semana e a nossa responsabilidade só aumenta", ressalta a diretora.

A atividade de integração consistiu em três momentos. No primeiro, houve um debate sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), vantagens, história, relevância de um serviço gratuito e os desafios atuais. Após isso, os calouros participaram de uma atividade, em que falaram sobre o que cada curso faria no atendimento a pacientes fictícios, tendo também que considerar a interface entre as áreas da saúde. Ao fim, houve uma dinâmica sobre os desafios cotidianos desses profissionais.

Tanto na perspectiva dos organizadores quanto dos novos acadêmicos, esse momento representa descobertas e um bom início na Uepa. A caloura de Medicina, Ana Maria Rodrigues, conta as expectativas sobre o curso. "Eu escolhi a Uepa, fiz vestibular só para cá, porque sempre tive em mente que o curso da Uepa é o melhor do Norte. O método foi atualizado e não ouço sobre atrasos por greve. Então, eu fico feliz sobre o novo método, sobre as oportunidades. E há muito suporte tanto pedagógico quanto acadêmico", diz.

A atividade foi planejada pelos centros acadêmicos do CCBS, com o apoio da direção do Centro e das coordenações dos cursos. O acadêmico de Biomedicina, Airton Silva Júnior, que participou da organização da atividade, informa o que representa essa integração entre os acadêmicos. “O evento foi planejado para promover uma maior integração entre os alunos da Saúde, pois mesmo que na vida profissional eles tenham interação, durante o curso não têm. Então, esse é um espaço para eles verem que precisam se integrar sempre”.

Na perspectiva de quem está entrando, a integração é importante nesse momento e para além dele, conforme a afirma o calouro de Enfermagem, João Paulo Luna. “Talvez existam divergências sobre cursos, se há melhores ou piores, mas elas não têm que existir. Todo mundo depende um do outro, ninguém trabalha sozinho. E a saúde, para dar certo, precisa ser integrada e interdisciplinar. Todas as áreas são importantes. Esse momento nos faz conviver, porque no futuro, no atendimento básico ou hospitalar, nós estaremos trabalhando juntos”, conta o acadêmico.

Texto: Sergio Ferreira Junior/Ascom-Uepa
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa